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Seu filho sempre pareceu ter habilidades cognitivas normais e teve o desenvolvimento da linguagem aparentemente dentro do esperado, mas foi diagnosticado com Síndrome de Asperger...o que fazer agora?

O que é isso?

Sentimento de tristeza, mas ao mesmo tempo uma sensação de alívio... geralmente é assim que se sente a família quando a criança é diagnosticada.

O termo “Síndrome de Asperger” foi usado, pela primeira vez, por uma médica inglesa chamada Lorna Wing (1981) em homenagem a um pediatra alemão que observou e relatou pela primeira vez crianças com certas características.

Esta desordem do desenvolvimento que se caracteriza por: rotinas repetitivas ou rituais, linguagem pedante e rebuscada, uso literal de figuras de expressão, interesse restrito, prejuízo de interação social, olhar fixo, hipersensibilidade sensorial e movimentos motores descoordenados.

Características da Síndrome de Asperger, veja abaixo o Infográfico:

Assim como nos casos de autismo, ou de qualquer outro transtorno do neurodesenvolvimento, a intervenção precoce é crucial!

É importante que o tratamento aborde a orientação e a educação dos pais e/ou cuidadores, treinamento das habilidades sociais, Fonoaudiologia, Análise Comportamental Aplicada (ABA), Integração Sensorial/Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicomotricidade e em alguns casos pode ser utilizado algum tipo de medicação para sintomas associados (como ansiedade ou desatenção, por exemplo).

Ou seja, a abordagem é interdisciplinar e cada crianças tem suas características próprias.

Encontre uma equipe de profissionais de confiança para auxiliar nas decisões importantes que a família precisará.  A parceria entre a família, a equipe técnica e a escola só traz melhoras nos resultados.

Aqui na Clia, estamos disponíveis para outros esclarecimentos, entre em contato conosco pelo telefone, whatsapp ou no próprio link de contato!

Abaixo o relato de um portador da síndrome:

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