psicanalise vs psicologia

Saiba quais as Diferenças entre Psicanálise e Psicologia ?

É bastante comum as pessoas se se questionarem sobre a diferença entre Psicanálise e Psicologia, duas ciências que estudam os processos mentais. Apesar de haverem muitos psicólogos psicanalistas, psicanalise e psicologia podem remeter a profissionais diferentes.

Qual o Papel do Psicologo:

O psicólogo é um profissional com formação superior em Psicologia, considerada a ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social.

Sua formação compreende 5 anos de curso de graduação com estágios supervisionados que capacitam o profissional a atuar em diversos contextos (como o clinico, hospitalar, social, educacional) e valer-se das diversas abordagens teóricas abarcadas pela psicologia.

O Psicologo Especializado.

O psicólogo pode se especializar em alguma abordagem teórica específica, como a cognitivo-comportamental, fenomenológica ou a psicanálise, por exemplo, o que determina uma maneira particular de descrever e compreender o homem e o mundo.

Por isso, temos psicólogos psicanalistas: são psicólogos que se especializaram em psicanálise.

Qual o Papel do Psicanalista:

O psicanalista, por sua vez, não necessariamente possui a formação em Psicologia. A formação no Método Psicanalítico pode ser realizada, em muitas instituições, por profissionais provenientes de outras áreas do ensino superior.

A abordagem psicanalítica, que teve seu início no fim do século XIX com Sigmund Freud, é a única que considera a presença da ação do inconsciente. Até pouco tempo atrás, podia-se dizer que a maioria dos psicanalistas eram psicólogos.

Atualmente, outros profissionais tem se interessado pelo estudo da área e passam a atender em consultórios.

© Copyright 2015 - A Clia Psicologia - Todos os direitos reservados. Desenvolvimento por Projeta Comunicação - Desenvolvedor Elvécio Francisco

Fale Conosco (11) 4424-1284 / (11) 2598-0732