Whatsapp (11) 953288942 | Telefone (11) 4424-1284

Saiba o que é a Neuropsicologia e por que Procura-la!

O que é a Neuropsicologia?

Neuropsicologia é um ramo da psicologia clínica que estuda como o cérebro e o sistema nervoso afetam a forma como funcionamos diariamente. Ao contrário do uso de técnicas de neuroimagem, como ressonância magnética, tomografias computadorizadas e EEG, onde o foco está nas estruturas do sistema nervoso, a neuropsicologia busca entender como os vários componentes do cérebro são capazes de realizar seus trabalhos. A neuropsicologia clínica faz uso de vários métodos de avaliação para averiguar função e disfunção e aplica esse conhecimento para avaliar, tratar e reabilitar indivíduos com problemas neurológicos ou psicológicos suspeitos ou demonstrados

 

Por que procurar uma avaliação de um neuropsicólogo?

Essa questão importante é frequentemente questionada pelos pais e pacientes em potencial, particularmente à luz do fato de que muitos outros indivíduos, incluindo psicólogos clínicos e psicólogos escolares que não são treinados em neuropsicologia, frequentemente alegam ser capazes de conduzir tal avaliação. Embora seja verdade que os psicólogos clínicos e escolares podem aprender a administrar quase qualquer teste que um neuropsicólogo usa, a principal diferença é como a medida é aplicada e interpretada.

O treinamento que um neuropsicólogo recebe permite que ele entenda as descobertas do teste dentro do contexto de como o cérebro da pessoa que está sendo avaliada está funcionando. Isto implica um conhecimento detalhado da anatomia do cérebro, o papel que diferentes áreas do cérebro desempenham e como essas funções podem ser afetadas por vários distúrbios, como síndrome de Down, esclerose múltipla, tumores cerebrais, TDAH, convulsões e lesões cerebrais adquiridas. Além disso, ao lidar com dificuldades de aprendizagem, é importante saber o que mais está acontecendo no cérebro. Não é importante saber se a criança tem ou não um distúrbio de leitura ou de matemática, mas é necessário entender por que ela existe.

Por exemplo, em crianças que sempre tiveram dificuldades com a leitura e a escrita, é comum encontrar a presença de outros distúrbios baseados na linguagem. Além disso, existem muitos distúrbios, como a Síndrome de Klinefelter e o Transtorno de Asperger, em que muitos dos indivíduos também apresentam deficiências de aprendizado (por exemplo,

É preciso uma quantidade significativa de treinamento para poder entender essas desordens complexas e complexas e os problemas que estão frequentemente envolvidos.

O treinamento da maioria dos psicólogos escolares e de muitos psicólogos clínicos é insuficiente e, portanto, não fornecerá ao consumidor as informações que você precisa saber para entender os problemas com os quais está lidando e as medidas necessárias para ajudar a resolver eles. Em alguns casos, o custo é um fator que determina a quem você irá para uma avaliação.

Embora a avaliação neuropsicológica possa parecer onerosa e você provavelmente pagará menos se tiver uma avaliação completa que não seja um neuropsicólogo (embora isso não seja necessariamente o caso), É preciso considerar que você está tomando uma decisão de cuidados com a saúde e que cortar cantos não é necessariamente de seu interesse. Como neuropsicólogo, sou treinado para avaliar como o cérebro está funcionando.

Trabalharei com você para obter reembolso de serviços fora da rede por meio de sua seguradora.

 

Por que considerar uma avaliação neuropsicológica?

Os resultados fornecem informações úteis para auxiliar no diagnóstico das condições neurológicas da infância e do adulto, particularmente quando os exames neurológicos e os exames laboratoriais são inconclusivos.

Os resultados dos testes estabelecerão uma linha de base do funcionamento atual que pode ser usado como um marcador para avaliar o progresso dos esforços farmacológicos, cirúrgicos e de reabilitação, bem como determinar o curso da disfunção e recuperação cerebral.

Testes neuropsicológicos podem ajudar no planejamento e desenvolvimento de programas de educação corretiva, reabilitação e vocacional para indivíduos com problemas neurológicos ou de desenvolvimento.

Uma avaliação neuropsicológica é essencial para a obtenção de serviços escolares, testando acomodações para exames de admissão e acomodações no local de trabalho.

Clia Psicologia - Saúde e Educação

A Clia Psicologia, Saúde & Educação tem como maior objetivo promover a prevenção da saúde do individuo em seu aspecto biopsicossocial.

Deixe seu comentário

Quer agendar uma consulta ?

Agende

1ª Consulta Gratuita
  • Agende uma Consulta:
  • Telefone: (11) 4424-1284
  • Whatsapp: (11) 953288942​
agENDAR

Posts Recentes

Facebook da CliaPsicologia

Baixe agora nosso e-book, para ter mais segurança durante a gestação.

CONTATO

  • (11) 4424-1284
  • (11) 953288942
  • contato@cliapsicologia.com.br
  • Rua Vitória Régia, 1095
    Santo André - SP

PROGRAMAÇÕES GRATUITAS

© Todos Direitos Reservados a Clia Psicologia. Desenvolvido por Novagencia Digital.

Fechar Menu