fbpx

Saiba Como lidar com a Ansiedade ? Tem solução ?

Share on facebook
Share on google
Share on whatsapp

Compartilhe com 1 ou 2 amigos

Como posso lidar com ansiedade diária?

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde de 2017, o Brasil tem a maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo, e é o quinto no ranking da prevalência de depressão.  E a pergunta que não quer calar é:

Por que estamos cada vez mais deprimidos e ansiosos?

Muitos fatores da realidade brasileira podem contribuir para o aumento da ansiedade, como a situação econômica do país, os níveis de pobreza, desigualdade, desemprego, além dos fatores ambientais, como o estilo de vida nas grandes metrópoles.

Porém, neste texto gostaria de destacar um fator de risco considerável em todo mundo, que é a dificuldade de viver um dia de cada vez, devido o aumento do senso de urgência na vida, de forma que as pessoas não conseguem viver o momento presente.

Quem mais sofre com a Ansiedade ?

As gerações que mais sofrem com este senso de urgência, é a geração “Y”, também conhecida como a geração da internet, que corresponde a pessoas nascidas no final dos anos 1970, aos anos 1990. E a geração “Z”, que são efetivamente os nativos digitais, nascidos entre 1990 e 2010.

Estas duas gerações possuem características semelhantes, crescidos imersos na tecnologia, sendo bombardeados por informações através da televisão e internet tornaram-se cada vez mais ansiosos e confusos. São imediatistas, apresentando diversas dificuldades de vivenciarem processos, pois tudo ao redor funciona demasiadamente rápido.

Um processo Terapeuta pode ajudar na Ansiedade ?

Portanto, diante de um transtorno emocional, fazer um processo psicoterapêutico, por exemplo, parece enfadonho e demorado, preferem medicar-se, buscando por resultados mais rápidos.

Quais são os problemas que podem ser causados nos tempos atuais ?

Mediante as cobranças sociais e internas a respeito do corpo, optam por cirurgias plásticas, ao invés de investirem na construção de hábitos saudáveis. Querem ganhar dinheiro de forma rápida e sem grandes investimentos pessoais e financeiros, no entanto, não se preocupam em construir pilares sólidos de uma carreira promissora.

E diante de tantas informações, possibilidades, oportunidades, e caminhos a seguir, não sabem o que querem, começam várias atividades ao mesmo tempo e não conseguem concluir, além de não conseguirem alcançar seus objetivos, tornam-se cada vez mais ansiosos e deprimidos.

Mediante o quadro apresentado, gostaria de finalizar este texto, provocando você a viver um dia de cada vez, de acordo com as sugestões a seguir:

  • Cuide das informações que você consome. Dê preferência á qualidade ao invés da quantidade.

 

  • Reflita sobre a importância de vivenciar os processos, nem sempre a forma mais rápida e simples é a melhor opção.

 

  • Escolha um único projeto/oportunidade/ideia por vez, e dedique-se a ela. Iniciar diversos processos simultaneamente diminui a capacidade de obter sucesso.

 

  • Não queira resolver toda sua vida em poucos meses ou semanas, escolha uma área da sua vida de cada vez para trabalhar, e só então, após a resolução de um problema, passe para outro. Você não precisa resolver tudo de uma vez.

É natural que você se sinta pressionado e atrasado em alguma fase do seu desenvolvimento, porém, questionar as cobranças externas, e principalmente internas, podem ajudá-lo a lidar com a ansiedade. Lembrando que níveis exorbitantes de ansiedade, podem configurar um transtorno emocional, e caso não seja mais possível administrar a ansiedade sozinho, não hesite em buscar por um acompanhamento profissional.

 

Biografia

Aline Costa – Psicóloga Clínica. Formada em Psicologia pela UMESP, Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP, Coach Vocacional formada pelo Instituto MS, Palestrante e Pesquisadora em temas relacionadas ao Ciclo Gravídico Puerperal. Apresentadora do programa “Provocação Produtiva” na rádio do Advogado Catarinense, e membro da equipe interdisciplinar da CLIA Psicologia, Saúde & Educação – CRP- 06/126231.

Clia Psicologia - Saúde e Educação

A Clia Psicologia, Saúde & Educação tem como maior objetivo promover a prevenção da saúde do individuo em seu aspecto biopsicossocial.

Deixe seu comentário

Quer agendar uma consulta ?

Agende

Agende sua 1ª Consulta
  • Agende uma Consulta:
  • Telefone: (11) 4424-1284
  • Whatsapp: (11) 953288942​
agENDAR

Posts Recentes

Facebook da CliaPsicologia

Baixe agora nosso e-book, para ter mais segurança durante a gestação.

Fechar Menu