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Psicologia Para Adolescentes em Santo André

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A FASE DA ADOLESCÊNCIA E AS MUDANÇAS

A adolescência é período de muitas mudanças, não apenas físicas, mas também psíquicas, familiares e sociais: o corpo, os gestos, os pensamentos, as emoções, os desejos, os direitos e as responsabilidades.

Trata-se de uma fase de transição entre a infância e vida adulta repleta de dúvidas, ilusões, ousadias, conquistas externas e internas que marcam uma nova forma de ser e estar no mundo. É na adolescência que surge o momento de estabelecer novos laços fora do ambiente familiar e diferenciar-se dos pais, reafirmando sua singularidade em busca de uma nova identidade pessoal.

O COMPORTAMENTO DO SEU FILHO NA ADOLESCÊNCIA.

Alguns comportamentos nessa fase de vida, como a excessiva exposição ao risco, a impulsividade, a necessidade de experimentar coisas novas, a rebeldia, comportamentos transgressores ou aparentemente patológicos e abuso de drogas são situações que deixam os pais muitas vezes sem saber o que fazer.

Sem dúvida, é papel da família auxiliar o adolescente a modular as atitudes que estejam no limite entre o saudável e o patológico.

ORIENTAÇÃO DE UM PSICOLOGO PARA O ADOLESCENTE.

Nesse período, a orientação profissional de um psicólogo pode colaborar com desenvolvimento psicológico e social do adolescente, oferecendo um espaço neutro e uma escuta especializada e atenta, a partir quais ele possa se sentir livre para falar de suas angústias, anseios, desejos, medos, idéias e dúvidas, buscando informações sobre questões que normalmente surgem nessa fase do desenvolvimento, possibilitando amadurecimento e desenvolvimento pessoal.

Série do NETFLIX – 13 Motivos

 

O QUE É PSICODIAGNÓSTICO ?

Psicodiagnóstico, ou avaliação psicológica, se trata de um processo científico, limitado no tempo, que estuda a personalidade, utilizando-se de técnicas e de testes psicológicos que melhor permitam a obtenção da Projeção (processo psicológico no qual atributos do próprio indivíduo , sejam eles pensamentos ou emoções conhecidas por ele ou não, são atribuídas a um objeto externo).

Por meio do material obtido e com base em pressupostos teóricos busca-se elucidar questões problemáticas e propor soluções para um melhor curso do caso estudado. A Prova de Rorschach, de acordo com a necessidade, pode ser indicada.

PSICOTERAPIA RAMAIN EM GRUPO

No RAMAIN as sessões acontecem exclusivamente em grupo, no qual cria-se uma dinâmica em que o indivíduo é solicitado continuamente, por meio de exercícios previamente preparados, a situar-se diante do novo, de si e dos outros.

O esforço necessário a ser empreendido na pesquisa de cada exercício desencadeia a formação de novos circuitos neurais, que se consolidarão, lenta e progressivamente, ao longo do processo terapêutico, criando desta forma os meios do sujeito expressar-se com espontaneidade e criatividade, criando novas maneiras de solucionar seus impasses do cotidiano: afetivo, familiar, educacional, profissional ou social.

O objetivo essencial do Método Ramain é desenvolver conjuntamente, de maneira equilibrada e orgânica as principais atitudes do ser humano, notadamente as três principais: inteligência, emotividade e motricidade. Em uma personalidade equilibrada, corretamente estruturada, cada aptidão valoriza as outras e se valoriza pelas outras.

A ‘estruturação’ é o objetivo da educação, mas ela também é o meio. Cada função se exerce e contribui para o conhecimento e a ação, sem interferir nos outros nem combatê-los. Cada fator da personalidade, cada elemento motor do ser deve participar no conjunto, no agir.

A valorização do conjunto dos fatores dá a espontaneidade criadora” – SimonneRamain e Germain Fajardo Como decorrência do trabalho podemos citar significativa evolução nas seguintes áreas:

• Funcionalidade motora
• Limiar de frustração
• Controle inibitório
• Percepção e comprometimento com a realidade
• Capacidade de planejamento, reflexão e criação de estratégias para resolução de problemas
• Flexibilidade e disponibilidade emocional
• Habilidades relacionais para o trabalho em equipe e para a vida em grupo
• Habilidades que permitem à pessoa expressar com
• Espontaneidade, soluções para suas dificuldades do cotidiano: afetivo, familiar, educacional, profissional e social.

A psicoterapia Ramain é indicada para crianças acima de 5 anos, é uma metodologia de ação evolutiva que foi criada na França, na década de 30, por Simonne Ramain com a colaboração de Germain Fajardo.

Psicoterapia Raiman em Grupo.

PSICOTERAPIA DIA-LOG EM GRUPO

O DIA_LOG se apresenta como uma extensão do Método RAMAIN, no qual se privilegia a linguagem e utiliza-se do grupo para auxiliar na promoção da evolução do individuo. A solicitação contínua de habilidades cognitivas e psicossociais favorecem o desenvolvimento dos processos de compreensão, expressão e da capacidade de comunicação, incidindo diretamente sobre as funções neurais superiores, como a capacidade de atenção, percepção, memórias, raciocínio e estruturação temporo-espacial.

Desta forma, o trabalho com DIA-LOG permite ao indivíduo evoluir em diversos aspectos – a percepção e o comprometimento com a realidade como esta se apresenta, flexibilidade e disponibilidade emocional, capacidade de planejamento, reflexão e criação de estratégias para resolução de problemas cotidianos (afetivo, familiar, educacional, profissional e social) – colaborando com o desenvolvimento de habilidades que permitem ao indivíduo expressar-se com espontaneidade e criatividade.

Saiba mais sobre Psicoterapia Diag-LOG em Grupo.

PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA

A Psicoterapia Psicanalítica – baseada na psicanálise enquanto teoria científica, método de investigação e modelo de psicoterapia – consiste num processo de transformação, de desenvolvimento e crescimento emocional que busca aliviar o individuo de um sofrimento cuja origem estava, ate então, desconhecida.

Alem de ser uma intervenção de caráter preventivo, por ser capaz de promover uma reestruturação profunda da personalidade e, também e indicada para o tratamento de perturbações psicológicas tanto em adultos como crianças e jovens.

PSICOTERAPIA COGNITIVO –COMPORTAMENTAL (TCC)

Nossos comportamentos refletem aquilo que sentimos e pensamos. Assim, os nossos desconfortos físicos podem derivar de um mau funcionamento fisiológico e serem resultados diretos de um sofrimento emocional.

A Psicologia comportamental enfatiza as interações entre as emoções, pensamentos, comportamentos e estados fisiológicos. Desta forma a psicoterapia auxilia crianças e adolescentes tanto a nomearem e compreenderem os seus sentimentos como também a perceberem o impacto deles no seu comportamento. Através da relação terapêutica, o paciente inicia um processo de mudança comportamental e resgata habilidades fundamentais para lidar com situações adversas, a fim de encontrar caminhos capazes de fazê-lo se sentir bem.

TERAPIA DE TROCA E DESENVOLVIMENTO

A Terapia de Troca e Desenvolvimento objetiva a reeducação de funções psicofisiológicas de base à educação, comunicação e interação com o outro, apoiando-se em uma perspectiva neuropsicológica, de maneira a permitir que a criança ou jovem desenvolvam as capacidades de base (comunicação, troca com o outro, atenção, adaptação ao ambiente, dentre outras).

A TED destina-se a crianças e jovens que apresentam comprometimento em diversas áreas do desenvolvimento e importantes prejuízos na interação social recíproca. Este trabalho tem sido muito importante em quadros clínicos que apresentam um desenvolvimento desarmônico, como transtorno autista, transtorno de retenção, transtorno desintegrativo da infância, transtorno de Asperger e transtorno global do desenvolvimento reeducando as funções deficientes que contribuirão para o aproveitamento das intervenções educativas, pedagógicas e terapêuticas coordenadas que serão indicadas em seguida.

Saiba mais sobre Terapia de Troca e Desenvolvimento.

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Através do autoconhecimento é possível descobrir as possíveis áreas de atuação e desenvolver uma carreira de sucesso. A escolha de uma profissão deve ser feita através de um processo de autorreflexão.

O primeiro passo é conhecer a si mesmo, saber quais são seus pontos fortes e fracos, suas habilidades e competências para então decidir quais áreas lhe atraem ou lhe serão mais acessíveis.

O processo de orientação pode inclusive evitar o abandono de cursos no início da graduação, o que hoje em dia, é muito comum e pode ficar caro.

Alguns de nossos depoimentos

Nossos especialistas

Dra. Ana Paula Magosso

Psicóloga Clínica

Doutora em Psicologia da Saúde pela UMESP, Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP, Psicóloga Clínica graduada pela UMESP, com pós-graduação lato sensu em Neuropsicologia Clinica,

Fabio Bonilha Cavaggioni

Psicanalista

Formado em Psicologia Positivista, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Psicanalista graduado pela S.B.P.I., com especialização em Psicopatologia e Comportamento Borderline

Regiane A. Crippa

Fonoaudióloga

Fonoaudióloga graduada pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina, com aprimoramento profissional pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Especialização em Aprendizagem pela Faculdade de Medicina do ABC.

Sabrina Costa Laqua

Psicóloga

Psicóloga clínica formada pela UMESP. Mestrado Internacional na Universidade de Leiden- Holanda, em Psicologia da Criança e do Adolescente, com foco em problemas de aprendizagem.

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