Psicoterapia se refere a diversas técnicas empregadas em Psicologia para tratamento de: transtornos psíquicos (angustia, ansiedade, timidez, medos, depressão, sentimentos de culpa, compulsões, manias, fobias, problemas de sexualidade, etc…), dificuldade de relacionamento e autoconhecimento. O atendimento é realizado por meio de diversos métodos e técnicas, sempre buscando soluções de problemas: emocionais, afetivos, mentais e psíquicos que ocorrem no aspecto pessoal, social, conjugal, familiar e profissional. As sessões podem ser realizadas individualmente (psicoterapia individual); grupo (psicoterapia de grupo); com casais (psicoterapia de casal) e família (psicoterapia de família).

Psicoterapia de Crianças

Ludoterapia é o nome dado ao atendimento infantil. A busca pelo atendimento infantil ocorre por encaminhamento da escola, do médico que acompanha a criança, ou quando os pais percebem que algo não está bem com o seu filho (a), e sentem dificuldade em lidar com a questão. Alguns pais hesitam antes de pedir auxílio a um psicólogo, acreditando que conseguirão dar conta do problema que o filho está atravessando sozinhos, e ser essa dificuldade apenas uma fase em que a criança está passando. Como determinar a hora certa de levar a criança ao terapeuta? Não é fácil julgar qual é a hora certa. Muitas vezes a própria criança providencia que alguma coisa seja feita, se comportando de modo que alguém a note. Geralmente as escolas são as primeiras a notar. O ideal é que os pais busquem auxílio de um profissional, assim que observarem dificuldade em lidar com alguma questão da criança, e não esperem que o problema fique mais grave com o decorrer do tempo. Como são realizadas as sessões com a criança? É através do brincar que a criança fala. O falar para os adultos, é como o brincar para as crianças. O psicoterapeuta estando autenticamente junto da criança, pode auxiliar a criança a entender os seus sentimentos através da brincadeira. A ludoterapia auxilia a criança a expressar seus sentimentos de forma saudável. A Psicoterapia infantil é realizada com a criança, em parceria com a família. com a escola e com o médico, quando for o caso, para que dessa forma atinja-se a superação da queixa que os levou ao consultório.

Psicoterapia de Adolescentes

A busca pelo atendimento clínico do adolescente pode partir da família do jovem, ou por ele próprio. A adolescência é uma etapa da vida marcada por muitas transformações tanto na dimensão psicológica, quanto na social e física. Essa etapa é marcada por vivências intensas, e o jovem se depara com muitas possibilidades existenciais, requerendo dele escolhas comprometidas diante da vida. O adolescente precisa transcender seu modo infantil, para assumir uma identidade de adulto, podendo ser esse um momento difícil para ele. A Psicoterapia auxilia o jovem trabalhar com conflitos, permitindo o encontro consigo mesmo.

Psicoterapia de Adultos

Destinado a pessoas que buscam maior compreensão acerca de uma queixa específica, ou que simplesmente querem se conhecer melhor. O objetivo da psicoterapia é compreender o ser humano, e o seu modo de existir no mundo. As sessões possibilitam ao cliente ter um espaço de reflexão e de total confidencialidade. Cliente e psicoterapeuta em parceria, vão compreendendo o funcionamento psíquico e os acontecimentos da vida do cliente. A Psicoterapia proporciona o fortalecimento das capacidades do cliente de gerenciar sua própria vida.

Conheça mais