A CLIA Psicologia, Saúde & Educação atua desde 2005 no cuidado com bebês e crianças, procurando auxiliá-las nos entraves que eventualmente incidem em seu desenvolvimento, dentre eles o autismo.

Sua incidência vem aumentando assustadoramente ao longo dos últimos anos.
Nosso foco é, através do trabalho de equipe interdisciplinar, disponibilizar no ABC instrumentos de avaliação e identificação precoce bem como tratamentos de referência comprovadamente eficazes e capazes de auxiliar no desenvolvimento global de bebês, crianças, jovens e adultos que apresentem sinais de risco ou sejam portadores do TEA, em toda sua diversidade sintomatológica. Para isso, contamos profissionais das áreas de psicologia, neuropsicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicopedagogia, nutrição e medicina, que passam por aprimoramento constante em busca de novas técnicas de avaliação e intervenção, visando o melhor atendimento daqueles sob nossos cuidados.

Cada pessoa que nos procura é avaliada de forma individualizada, sendo proposto o projeto terapêutico que melhor atenda às suas necessidades. Para isso, contamos com instrumentos específicos tanto para identificação de autismo como também para identificação precoce do risco de seu desenvolvimento, que podem ser aplicados desde o nascimento e são selecionados para uso pelo profissional de acordo com cada caso. Dentre eles, destacamos:
– Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil
– Indicadores de Risco de Desenvolvimento Infantil (IRDI)
– Questionário Preaut
– Childhood Autism Rating Scale – CARS
– Autism Behavior Checklist -ABC
– Autism Diagnostic Interview-R – ADI-R
– Autism Diagnostic Observation Schedule – ADOS
– Modified Checklist for Autism in Toddlers – M-CHAT
– Autism Screening Questionnaire -ASQ
– Escala d´Avaluación dels Trests Autistes, ATA
– Perfil Psico Educacional Revisado – PEP-R, dentre outros

O projeto terapêutico individualizado só é possível devido ao trabalho interdisciplinar e a diversidade de profissionais capacitados nas mais diversas modalidades de atendimento, como:
– Psicanálise
– Psicologia Comportamental
– Terapia de Troca e Desenvolvimento – TED
– Applied Behavior Analysis – ABA
– D.I.R. com abordagem Floortime – Desenvolvimento funcional emocional, nas diferenças Individuais e na Relação
– Integração Sensorial – IS
– Psicomotricidade
– Oficinas Terapêuticas, dentre outras.

Nossa mais recente ferramenta de trabalho voltada para crianças autistas e suas famílias é o Grupo de Intervenção Interdisciplinar – GIP, no qual a criança permanece duas manhãs ou tardes por semana conosco e passa por intervenções interdisciplinares, em grupo e individuais. A família também é acompanhada mensalmente através de grupos terapêuticos e psicoeducativos.

Mantenha-se sempre informado de novas novidades nesta área!