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Os Benefícios da Consciência Sintática e a Compreensão de Textos.

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Consciência sintática e a compreensão de textos

 As dificuldades de compreensão da leitura na população escolar brasileira são evidenciadas pelas diversas avaliações oficiais.

Algumas pesquisas sugerem que o desenvolvimento da consciência sintática traz benefícios para a compreensão leitora e para a escrita.

Ela refere-se à habilidade de refletir e manipular mentalmente a estrutura gramatical das sentenças e se caracteriza pela reflexão dos elementos linguísticos que constituem a estrutura da frase, mas a criança faz isso sem saber.

As primeiras evidências de um comportamento tipicamente metassintático na criança podem ser percebidas por volta dos seis anos de idade, é quando ela demonstra ser capaz de corrigir frases agramaticais.

A Correlação

É sabido também que existe uma correlação positiva entre o desempenho em consciência sintática e o desempenho posterior na leitura de palavras com dificuldades ortográficas, isto é, que não podem ser lidas corretamente com o uso exclusivo da decodificação.

Outro aspecto relevante para a leitura e a escrita consiste na importância do uso das pistas gramaticais para a compreensão de frases e textos.

O Desenvolvimento

O desenvolvimento da habilidade sintática possibilita a percepção posterior do significado dos textos por meio da forma pela qual os elementos linguísticos são articulados entre si.

Essa habilidade pode estar bem desenvolvida mesmo sem a criança saber ler ou escrever.

Alguns autores sugerem a realização de atividades pedagógicas que estimulem os alunos a monitorar a coerência sintático-semântica de enunciados orais, a fim de desenvolver essa habilidade para ser usada por ocasião da leitura de textos escritos. O trabalho pode estimular a reflexão sobre os elementos da estrutura frasal.

A compreensão leitora se realiza a partir de processos cognitivos múltiplos com base na interação entre conhecimentos linguísticos, textuais e de mundo.

 

Regiane A. Crippa , Fonoaudióloga da Clia Psicologia, Saúde & Educação

graduada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPM) no ano de 1999, com Aprimoramento Profissional pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Especialização em Aprendizagem pela Faculdade de Medicina do ABC.

Atuação em ações de promoção da saúde, prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e orientação de aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na linguagem oral e escrita, na articulação da fala, na voz, na fluência e no sistema miofuncional orofacial.

Clia Psicologia - Saúde e Educação

A Clia Psicologia, Saúde & Educação tem como maior objetivo promover a prevenção da saúde do individuo em seu aspecto biopsicossocial.

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