Whatsapp (11) 953288942 | Telefone (11) 4424-1284

[column parallax_bg=”disabled” parallax_bg_inertia=”-0.2″ extended=”” extended_padding=”1″ background_color=”” background_image=”” background_repeat=”” background_position=”” background_size=”auto” background_attachment=”” hide_bg_lowres=”” background_video=”” vertical_padding_top=”0″ vertical_padding_bottom=”0″ more_link=”” more_text=”” left_border=”transparent” class=”” id=”” title=”” title_type=”single” animation=”none” width=”3/5″]

Introdução

Compreendemos que a identidade profissional se trata de uma construção continua, definida pelo tipo de compromisso, de ideal e de meta com os quais o profissional vincula-se. Tal posição subjetiva diante da vida e do seu papel no mundo articula-se com as relações interpessoais do profissional e deriva de uma série de princípios, valores e posturas – ora reconhecidos, ora desconhecidos pelos sujeitos – os quais constituirão um projeto de vida.
Entendemos que o objeto de estudo e de intervenção em OP consiste na identidade profissional, a qual não remete apenas ao “que fazer” – como conjunto de tarefas ocupacionais pré-determinadas -, mas ao “quem ser e quem deixar de ser”, integrando-se à identidade pessoal mais ampla.
[push h=”-40″]

[divider type=”1″]

[/divider]

[/column]

[column parallax_bg=”disabled” parallax_bg_inertia=”-0.2″ extended=”” extended_padding=”1″ background_color=”” background_image=”” background_repeat=”” background_position=”” background_size=”auto” background_attachment=”” hide_bg_lowres=”” background_video=”” vertical_padding_top=”0″ vertical_padding_bottom=”0″ more_link=”” more_text=”” left_border=”transparent” class=”” id=”” title=”” title_type=”single” animation=”none” width=”2/5″ last=”true”]


[push h=”-40″]

[/column]

[column parallax_bg=”disabled” parallax_bg_inertia=”-0.2″ extended=”” extended_padding=”1″ background_color=”” background_image=”” background_repeat=”” background_position=”” background_size=”auto” background_attachment=”” hide_bg_lowres=”” background_video=”” vertical_padding_top=”0″ vertical_padding_bottom=”0″ more_link=”” more_text=”” left_border=”transparent” class=”” id=”” title=”” title_type=”single” animation=”none” width=”3/5″ last=”true”]

[push h=”-90″]

Descrição

A orientação profissional realizada na modalidade clínica, não se restringe a um carater psicopedagógico. Além de auxiliar na aprendizagem da escolha da profissão, por clinico, entendemos uma estratégia de escuta, uma determinada abordagem do objeto de intervenção que considera os aspectos inconscientes determinantes da posição subjetiva frente a problemática da escolha.
O método clinico, com sua implicação ética, de respeito ao desejo, atende mais satisfatoriamente ao orientador na sociedade contemporânea, pois lhe permite propiciar condições para que o orientando redimensione suas escolhas, ideais, interesse e potencialidades, considerando o que possa vir a conhecer de si e do chamado mundo do trabalho, e o que possa vir reconhecer de si pela via das identificações neste mundo.
Ao se trabalhar com a ideia de um projeto de vida e não apenas com a de um curso a ser escolhido por ocasião do vestibular, oferece-se ao orientando a oportunidade de exercer um papel comprometido e responsável, tanto na construção de seu destino individual, quanto no da comunidade em que se insere.

[push h=”-40″]

[divider type=”1″]

[/divider]

[/column]

[column parallax_bg=”disabled” parallax_bg_inertia=”-0.2″ extended=”” extended_padding=”1″ background_color=”” background_image=”” background_repeat=”” background_position=”” background_size=”auto” background_attachment=”” hide_bg_lowres=”” background_video=”” vertical_padding_top=”0″ vertical_padding_bottom=”0″ more_link=”” more_text=”” left_border=”transparent” class=”” id=”” title=”” title_type=”single” animation=”none” width=”1/1″ last=”true”]

Objetivo

O objetivo principal da OP seria instrumentalizar a escolha e a construção da identidade profissional pela via do autoconhecimento e da articulação entre o conhecimento dos aspectos implicados no mundo do trabalho e universo subjetivo de cada orientando.
[push h=”-40″]

[divider type=”1″]

[/divider]

[/column]

[column parallax_bg=”disabled” parallax_bg_inertia=”-0.2″ extended=”” extended_padding=”1″ background_color=”” background_image=”” background_repeat=”” background_position=”” background_size=”auto” background_attachment=”” hide_bg_lowres=”” background_video=”” vertical_padding_top=”0″ vertical_padding_bottom=”0″ more_link=”” more_text=”” left_border=”transparent” class=”” id=”” title=”” title_type=”single” animation=”none” width=”1/1″ last=”true”]

Metodologia

O processo de OP será desenvolvido a partir de uma prática clínica de orientação psicanalítica. O uso de testes será utilizado quando houver necessidade.
[push h=”-40″]

[divider type=”1″]

[/divider]

[/column]

[column parallax_bg=”disabled” parallax_bg_inertia=”-0.2″ extended=”” extended_padding=”1″ background_color=”” background_image=”” background_repeat=”” background_position=”” background_size=”auto” background_attachment=”” hide_bg_lowres=”” background_video=”” vertical_padding_top=”0″ vertical_padding_bottom=”0″ more_link=”” more_text=”” left_border=”transparent” class=”” id=”” title=”” title_type=”single” animation=”none” width=”1/1″ last=”true”]

Publico alvo

Alunos do ensino médio e pré-vestibular.
[push h=”-40″]

[divider type=”1″]

[/divider]

[/column]

[column parallax_bg=”disabled” parallax_bg_inertia=”-0.2″ extended=”” extended_padding=”1″ background_color=”” background_image=”” background_repeat=”” background_position=”” background_size=”auto” background_attachment=”” hide_bg_lowres=”” background_video=”” vertical_padding_top=”0″ vertical_padding_bottom=”0″ more_link=”” more_text=”” left_border=”transparent” class=”” id=”” title=”” title_type=”single” animation=”none” width=”1/1″ last=”true”]

Duração

Até doze sessões de uma hora de duração.
[push h=”-40″]

[divider type=”1″]

[/divider]

[/column]

[column parallax_bg=”disabled” parallax_bg_inertia=”-0.2″ extended=”” extended_padding=”1″ background_color=”” background_image=”” background_repeat=”” background_position=”” background_size=”auto” background_attachment=”” hide_bg_lowres=”” background_video=”” vertical_padding_top=”0″ vertical_padding_bottom=”0″ more_link=”” more_text=”” left_border=”transparent” class=”” id=”” title=”” title_type=”single” animation=”none” width=”1/1″ last=”true”]

Orientadores

João Paulo Desconci
Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Membro Associado da Clínica Lacaniana de Atendimento e Pesquisa em Psicanálise – CLIPP – clínica associada ao Instituto do Campo Freudiano e Escola Brasileira de Psicanálise (EBP-SP).

Paula Pimenta
Psicóloga formada pela PUC-SP, com Pós-Graduação em Psicologia da Saúda pela UNIFESP. Atualmente cursando a pós em Aperfeiçoamento em Orientação Profissional e de Carreira na USP.
[push h=”-40″]

[divider type=”1″]

[/divider]

[/column]

Fechar Menu