Conheça Alimentos Funcionais e os Benefícios a Saúde
Conheça Alimentos Funcionais e os Benefícios a Saúde Os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários
8:00 às 21:00
(11) 95328-8942
O projeto busca desenvolver a percepção sensorial e organoléptica das crianças em relação aos alimentos através de oficinas, onde serão desenvolvidas atividades práticas que melhorem as características e atitudes relacionadas a alimentação como seletividade, recusa e neofobia. O intuito da oficina sensorial é aproximar as crianças com transtorno do espectro autista da experiência de elaboração dos alimentos, reconhecendo texturas, sabores e aromas. A Terapia Ocupacional, através do seu conhecimento à cerca da integração sensorial, em conjunto com a Nutrição, traçará estratégias para apresentação dos alimentos antes, durante e após sua elaboração, integrando e preparando as crianças à rotina alimentar, tanto individualmente, quanto nos âmbitos coletivos (AVD e AIVD).
Contribuir para o desenvolvimento de hábitos alimentares de crianças com TEA e seus familiares, visando avançar na reabilitação global do indivíduo.
➢ Incentivar a introdução de novos alimentos, trabalhando aspectos como seletividade, recusa e neofobia;
➢ Ampliar o conhecimento dos pais e responsáveis sobre alimentação saudável, seus benefícios e selecionar e preparar alimentos de forma adequada;
➢ Incentivar a diminuição dos alimentos que eventualmente acentuem os sintomas do TEA;
➢ Desenvolver a prática da utilização de utensílios como talheres e copos, visando a independência da criança na hora das refeições;
➢ Trabalho da disciplina à mesa.
➢ Preparação de cardápio;
➢ Passeios a feiras, supermercados, mercados municipais, etc.;
➢ Preparação dos alimentos desde o pré-preparo até o momento de servir;
➢ Treino de boas maneiras à mesa;
➢ Treino de utilização de utensílios à mesa (garfo, faca, colher, copo e prato);
➢ Aos pais e responsáveis: Palestras e indicações de leituras de apoio.
PÚBLICO: Pais e responsáveis de crianças com transtorno do espectro autista; Educadores; Crianças com transtorno do espectro autista
E equipe Clia Psicologia.
Psicóloga Clínica, Doutoranda em Psicologia da Saúde.
Fisioterapeuta Pélvica e Psicomotricista, Mestre em ciências da reabilitação, Fisioterapia em neonatal.
Psicanalista – Diretor da Clia Psicologia Saúde & Educação.
Fonoaudióloga
Especialização em Distúrbios da comunicação humana
Psicóloga, Psicologia Cognitivo Comportamental.
Contextos Clínico e Escolar, Capacitação em Leitura, Escrita e Matemática Básica para Crianças com Autismo
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É um procedimento de investigação detalhada que tem como objetivo mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo, avaliando o funcionamento das funções cognitivas tais como: memória e aprendizagem, atenção e função executiva, percepção, visuoconstrução e visuopercepção, habilidades acadêmicas e aspectos emocionais. Ela pode ser realizada sempre que houver suspeitas de alterações cognitivas.
A dificuldade/seletividade alimentar é tratada muitas vezes de forma interdisciplinar, as áreas envolvidas conforme necessidade são: fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e nutrição.
Iniciamos com uma entrevista com um desses profissionais, para entender melhor o caso de forma individual e encaminhar para as avaliações necessárias.
Buscar uma equipe interdisciplinar que faça uma avaliação global do desenvolvimento, pois o atraso na fala pode estar relacionado a diferentes aspectos e apenas uma visão integral do sujeito, da família e do contexto social pode indicar, com efetividade, o melhor projeto terapêutico para cada um.
O atendimento psicológico de bebês tem por objetivo identificar precocemente riscos para o desenvolvimento, e é sempre realizado considerando a dupla mãe -bebê e a tríade pai-mãe-bebê.
Iniciamos com uma entrevista com um desses profissionais, para entender melhor o caso de forma individual e encaminhar para as avaliações necessárias.
Não, a CLIA é uma clínica com atuação interdisciplinar que atende pessoas de todas as idades. Oferecemos intervenção comportamental para indivíduos com TEA, mas também oferecemos para outros públicos e temos intervenções convencionais com profissionais especializados em diversos assuntos além do autismo.
Iniciamos com uma entrevista com um desses profissionais, para entender melhor o caso de forma individual e encaminhar para as avaliações necessárias.
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