O papel da Fonoaudiologia nos primeiros dias de vida do bebê.

Através da triagem auditiva neonatal (“teste da orelhinha”) alterações auditivas congênitas já podem ser descartadas ou precocemente acompanhadas.

Como é o Exame do Teste da Orelhinha ?

O teste ocorre preferencialmente enquanto o bebê dorme, já que o aparelho utilizado no procedimento é muito sensível e qualquer movimento e ruídos podem interferir no resultado do exame. O fonoaudiólogo coloca um fone no ouvido do recém-nascido e aciona o aparelho, que produz estímulos sonoros e capta os retornos do estímulo.

O resultado é apresentado em forma de gráfico. Caso o teste não aponte nenhuma alteração, o bebê é liberado, do contrário, o recém-nascido é avaliado para que seja feita a intervenção necessária.

O exame é bem rápido, dura em torno de cinco minutos, além de não ser doloroso nem incomodar a criança.

fonte sobre o exame: http://liglab.com.br/blog/prevencao/importancia-teste-da-orelhinha.html

O que é o Teste da Linguinha ?

O teste da linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa que podem comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir, mastigar e falar.

Qual objetivo do Teste na Linguinha ?

Mais recente, o “teste na linguinha” tem o objetivo de diagnosticar precocemente alterações do frênulo lingual que podem interferir no sugar, mastigar, engoli e falar.

Aos pais que estão aguardando a chegada do bebê, é muito interessante se informar como o hospital realiza estes procedimentos, porque pode variar de um lugar para outro.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© Copyright 2015 - A Clia Psicologia - Todos os direitos reservados. Desenvolvimento por Projeta Comunicação - Desenvolvedor Elvécio Francisco

Fale Conosco (11) 4424-1284 / (11) 2598-0732