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Como Montar a Lancheira do Seu Filho ? Lancheira saudável e saborosa!

Atualmente estamos vivendo um dilema: muitas vezes não temos tempo suficiente para cuidar da alimentação, porém sabemos a importância de uma nutrição equilibrada para a manutenção da saúde e do bem-estar.

Como pais, cuidamos para que a alimentação de nossos filhos esteja adequada para o crescimento não só físico, mas também intelectual.

E realmente, a nutrição durante a infância é de extrema importância, pois há uma grande necessidade de nutrientes destinados para esse intenso crescimento e aprendizado, assim como também, durante essa fase, formamos nossos hábitos alimentares.

Trago então nessa reportagem algumas dicas para equilibrar a alimentação de seu filho, ao abordar um tema que frequentemente surgem dúvidas: “como montar uma lancheira prática, saudável e atraente”.

Converse e Entenda os Gostos de Seu Filho

O primeiro passo é sentar com seu filho e conversar sobre as preferências alimentares dele. Isso ajuda a dimensionar o que você poderá incluir ou não no lanche.

Faça esse momento ser prazeroso. Mesmo que no início não seja montada uma lancheira ideal, vá conversando e, aos poucos, melhorando a qualidade dos alimentos. Muitas vezes temos opções de alimentos semelhantes, porém mais saudáveis: podemos trocar um suco artificial por um suco industrializado que não possua aditivos químicos, ou substituir uma bolacha por cookie integral, por exemplo. Quando a criança participa, ela se sente importante e a probabilidade de aceitação é maior.

Para um lanche ser gostoso e saudável, o planejamento é fundamental. Quando se deixa para última hora, muitas vezes os pais optam por aquilo que está mais fácil e nem sempre essa escolha é a mais adequada.

 

Atualmente, podemos encontrar em mercados e em lojas de produtos naturais inúmeras opções, bem como receitas práticas que podem ser congeladas. Vamos então às sugestões:

Frutas:

Podem ser inteiras como banana e pêssego. Caso coloque alguma fruta picada que pode escurecer, acrescente um pouco de suco de laranja. Outras opções são as frutas secas e desidratadas.

Suco natural:

O suco pode ser feito da própria fruta ou polpa. Dê preferência pela garrafinha térmica. Hoje em dia também temos boas opções de marcas sem adição de corantes, conservantes, açúcar branco ou adoçantes artificias.

Pães integrais e biscoitos integrais salgados:

para rechear prefira patê de ricota, tofu ou atum, frango desfiado, mussarela de búfala e geleia sem açúcar.

Cookies integrais e barra de cereal:

Sempre observe o rótulo e opte por marcas que não contenham muito açúcar e que preferencialmente não utilizem xaropes.

Bolo caseiro integral:

Podemos preparar bolo com farinha integral, aveia e até fubá, assá-los em forminhas de cupcake e congelar. Deixe na geladeira no dia anterior para que vá descongelando.

Tortas salgadas assadas:

Caso seu filho prefira alimentos salgados nos lanches intermediários, uma boa opção são tortas feitas com massa integral que podem ser recheadas de frango ou legumes.

Iogurtes com granola, aveia ou cereal sem açúcar.

Oleaginosas:

Castanhas, amêndoas e nozes.

Tomate cereja, cenourinha e milho para as crianças que apreciam e já estão acostumadas aconsumir vegetais.

Procure montar a lancheira de seu filho com pelo menos um item de cada grupo alimentar, sendo eles os energéticos, reguladores e construtores. Os energéticos são os alimentos ricos em carboidratos, que fornecem energia. São representados pelos pães, biscoitos, torta, bolo, batata doce, tapioca e cereais.

Os alimentos reguladores são aqueles ricos em vitaminas, minerais e compostos bioativos;

Incluem as frutas, verduras e legumes. Os construtores são importantes para o crescimento. Nesse grupo estão as carnes de forma geral, ovos, feijões e lácteos.

O que deve ficar de fora das lancheiras são os salgadinhos de pacote, biscoitos recheados, embutidos, frituras, refrigerantes, sucos de caixinhas com açúcar, leite com achocolatado e doces.

Dominique Horta Buim, nutricionista da Clia Psicologia, Saúde & Educação

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