fbpx
Whatsapp (11) 953288942 | Telefone (11) 4424-1284

III Semana pela
Conscientização do Autismo do ABC

Santo André, Inicia em 02 de Abril.

Inscrições Abertas

Abaixo, segue a programação inicialmente desenvolvida. Por se tratar de uma programação inicial, pode ser alterada de acordo com as necessidades do publico.

1% da população mundial

Estima-se, segundo a OMS, que 70 milhões de pessoas tenham autismo, cerca de 1% da população mundial. O autismo é uma condição permanente e, assim como qualquer ser humano, as pessoas acometidas tem suas potencialidades e capacidade de aprender e se desenvolver, devendo ser tratadas dentro de sua individualidade.

O Dia Mundial

O Dia Mundial de Conscientização do autismo, 2 de abril, tem o objetivo de alertar as sociedades e governantes sobre as necessidades e potencialidades das pessoas que fazem parte do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ajudar a diminuir o preconceito por meio de informações e esclarecimentos.

Prefeitura de Santo André

Gostaríamos de reafirmar nossa parceria com a Prefeitura Municipal de Santo André para levarmos informação a pais, familiares e profissionais em relação ao manejo e o auxilio ao desenvolvimento das pessoas com TEA.

Expectativa Frente a Vida

Em 2019 pretendemos trabalhar com o tema “Autismo: expectativas frente à vida”, abordando alternativas e estratégias que contribuam para uma vida adulta o mais autônoma e independente possível daqueles cometidos pelo TEA.

Expectativa Frente a Vida ...

Abaixo, segue a programação inicialmente desenvolvida. Por se tratar de uma programação inicial, pode ser alterada de acordo com as necessidades do publico.

Semana do Autismo Aprender sobre Autismo

PRESENCIAL - as 19h - Dia 02 de Abril - 2019

Local: Auditório Heleny Guariba (Teatro Municipal de Santo André

Autismo: expectativas frente à vida

  • Inclusão acadêmica: escola e universidade para indivíduos com TEA
  • Desenvolvimento de Habilidades sociais e participação na comunidade
  • A importância da participação da família no tratamento do TEA

Prafa. Dra. Pricila Benitez – Psicóloga e Pedagoga, Professora adjunta A – Nivel 1 na Unviersidade Federal do ABC – UFABC. Doutora em Psicologia (UFSCar, bolsista FAPESP e CAPES-PSDE), Mestre em Psicologia (UFSCar, bolsista CAPES-Reuni), Especialista em Intervenção Familiar; psicoterapia e orientação sistêmica (FAMERP-SJRP/SP)

Profa. Dra. Adriana R. Rubio – Psicóloga, Supervisora em Análise Aplicada ao Comportamento – ABA, Doutora em Psicologia Experimental – Análise Experimental do Comportamento (IP – USP), Mestre em Psicologia Experimental – Análise Experimental do Comportamento (IP – USP), Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva (IP – USP) e Graduada em Psicologia e Pedagogia. Professora no Curso de Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Análise Experimental e Aplicada do Comportamento Aplicada (ABA), inclusão escolar, autismo, deficiência intelectual, educação, leitura, escrita e neurociência. Supervisora ABA da equipe interdisciplinar CLIA Psicologia, Saúde & Educação.

Profa. Ms. Ana Paula Magosso Cavaggioni – Psicóloga Clínica graduada pela UMESP, Doutoranda em Psicologia da Saúde pela UMESP, Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP, com pós-graduação lato sensu em Neuropsicologia Clinica, pós-graduação lato sensu em Avaliação e Intervenção Psicológica em Crianças e Adolescentes pela Cognos – Formação Profissional e desenvolvimento Pessoal. Especialista no Método RAMAIN e no Método DIA-LOG. Participação em grupos de pesquisa sobre desenvolvimento de bebês e intervenção precoce. Capacitação em ABA – Análise Aplicada ao Comportamento nos Transtornos do Espectro Autista. Aprofundou-se em estudos de aperfeiçoamento em Psicanálise do bebê e da criança, técnicas psicoterápicas, psicossomática, psicoterapia de casal e família – IPPIA – Instituto de Psiquiatria e Psicologia da Infância e adolescência. Membro da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde – ABPSA. Diretora Clínica da Clia Psicologia, Saúde & Educação.

ONLINE - Dia 03 de Abril - 2019

Processo de ensino aprendizagem por meio da Análise Aplicada ao Comportamento - ABA

  • Como a ABA pode ajudar no processo de ensino aprendizagem das crianças autistas
  • Qual a importância dos pré- requisitos para o ensino de habilidades acadêmicas básicas
  • Como avaliar a evolução desses alunos?

Viviane de Miranda Montagnini de Castro Lima, Pedagoga graduada pela Universidade Anhanguera, pós graduada em psicopedagogia clínica e institucional e educação especial (FAVENI), especialista em neurociência aplicada a educação (USCS) e mestranda em educação (FUNIBER).

Consultoria ABA Em casa
39f9791dd2e69aaf78b65bd96fa84a29

ONLINE- Dia 04 de Abril - 2019

Como a justiça garante o atendimento ao autista

  • Direitos dos pacientes com autismo
  • Obrigatoriedade de cobertura do tratamento de autismo pelos planos de saúde
  • Obrigatoriedade de cobertura do tratamento de autismo pelo SUS

Tarcila Campanella – Advogada, especialista em Direito da Saúde, Direito Médico-Hospitalar e Direito do Consumidor, pós-graduação em Direito Contratual, Pós-Graduanda em direito de família e sucessões, palestrante pela OAB, Presidente da Comissão de Direito da Saúde da OAB de São Caetano do Sul desde a gestão de 2009.

ONLINE - Dia 05 de Abril - 2019

Comunicação x fala no autismo

  • Precursores da linguagem
  • Funções comunicativas
  • Diferença entre comunicação e fala

Regiane Crippa – Fonoaudióloga graduada pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina, com aprimoramento profissional pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Especialização em Aprendizagem pela Faculdade de Medicina do ABC. Atuação em ações de promoção da saúde, prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e orientação de aspectos envolvidos na linguagem oral e escrita, e na articulação da fala. Capacitação em ABA – Análise Aplicada ao Comportamento nos Transtornos do Espectro Autista. Formação em ABA pelo Grupo Conduzir. Membro da equipe de avaliação do Centro De Atendimento Educacional Multidisciplinar da Gerência de Educação Inclusiva da Prefeitura Municipal de Santo André – SP. Membro da equipe interdisciplinar CLIA Psicologia, Saúde & Educação.

A diverse group of preschoolers in a classroom
Piquenique Autista

PIC NIC - Dia 06 de Abril - 2019

Dia da família – Caminhada e pic nic

* Cada família deve levar seu lanche para o picnic

  • III caminhada pelo autismo.
  • Pic Nic gostoso e divertido, com todos familiares, crianças e profissionais!
  • Oficina de construção de instrumentos musicais
  • Oficina sensorial e muito mais!

Equipe da Clia Psicologia e Familiares Inscritos

Inscrições Abertas

Fechar Menu