A prematuridade

Todo ano nascem 15 milhões de bebês prematuros no mundo todo. De acordo com o Ministério da Saúde, são quase 300 mil nascimentos antecipados por ano no Brasil, 11,7% do total, o que nos coloca no 10º lugar no ranking mundial de prematuridade, principalmente devido a fatores como doenças maternas, gestação na adolescência ou tardia, pré-natal deficitário, entre outros. As regiões mais afetadas são o Sul e o Sudeste, com taxas de nascimentos prematuros de 12% e 12,5%, respectivamente.

Metade dos partos que ocorrem antes de 37 semanas de gestação têm causas desconhecidas, e a outra metade acontece em função de doenças maternas, gestação na adolescência ou acima dos 35 anos, altos índices de cesáreas eletivas, fertilizações in vitro, pré-natal deficiente, entre outras causas.

Está evidente que a desinformação sobre o tema é um fator decisivo para índices tão elevados de prematuridade no nosso país. Ainda assim, muito pouco tem se falado ou feito para mudar essa realidade.

O parto prematuro é a principal causa de mortalidade infantil até 5 anos de idade em todo o mundo. De acordo com o Ministério da Saúde (2011), a cada 30 segundos 1 bebê morre em consequência do parto antecipado no Brasil. O Brasil precisa aumentar em 30% a oferta de leitos neonatais para atender à recomendação do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que é de 4 leitos de UTI para cada mil bebês nascidos vivos.

O nascimento de um prematuro deixa sequelas psicológicas permanentes para os pais e pode acarretar sequelas de saúde para os bebês, podendo ser estes danos incapacitantes. Grande parte desses partos poderia ser evitada através de informação (campanhas de prevenção). É essencial que sejam realizadas ações que chamem atenção para o problema e que promovam seu enfrentamento. A ONG Prematuridade.com e a CLIA Psicologia, Saúde & Educação encontram-se empenhadas nesta direção.

A Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – Prematuridade.com é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é representar os interesses e lutar pelos direitos e pelo bem-estar dos bebês prematuros e suas famílias no Brasil. Além disso, as ações da ONG visam reduzir a incidência da prematuridade e diminuir os danos à saúde dos bebês, causados pelo nascimento antecipado.

A Associação nasceu da experiência de mães e profissionais com a prematuridade e suas consequências. No início, em 2011, eram apenas um blog e uma comunidade no Facebook. Pouco a pouco, as conversas em torno das vivências individuais foram ganhando contornos de uma causa coletiva. O grupo passou a compartilhar o desejo e a esperança de que prematuridade se tornasse um tema amplamente debatido e, consequentemente um assunto urgente para as políticas públicas e para as ações da sociedade. Então, em novembro de 2014 nasceu a ONG Prematuridade.com!

O objetivo da ação com o Dia Mundial da Prematuridade é causar um impacto positivo, é lembrar a problemática da prematuridade e levar conscientização sobre o tema à população, aos médicos e aos profissionais da saúde, incentivando a reflexão e mudança nas práticas do dia-a-dia. Pontos que favorecem esta campanha são o fato do Prematuridade.com ser referência em ações nesta área e contar com a parceira de organizações internacionais.

A CLIA Psicologia, Saúde & Educação, fundada em março de 2005, busca um trabalho terapêutico que possibilite o desenvolvimento global da pessoa em seus aspectos psicológicos, emocionais, intelectuais, familiares e sociais. Organizada atualmente para atendimento especializado a bebês, crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes, conta com um trabalho interdisciplinar envolvendo profissionais, das áreas de Medicina, Psicologia, Neuropsicologia, Psicopedagogia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Educação. Ao longo de sua existência, mantém seu compromisso em buscar uma compreensão mais ampla do ser humano e respeitar a singularidade de cada um por meio do trabalho consistente de sua equipe interdisciplinar.

A busca constante de conhecimento e aprofundamento de novas perspectivas de estudo e intervenção terapêutica vem, ao longo dos anos, mostrando efetivo resultado no desenvolvimento global do sujeito. O trabalho em equipe interdisciplinar permite o estudo do ser humano em sua totalidade possibilitando o encaminhamento para a intervenção mais adequada às suas necessidades. Da mesma forma, contamos com um corpo docente, especializado no acompanhamento de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem ou defasagem escolar, que passa por programas mensais de capacitação além de ser assessorado pela equipe clínica e pedagógica.

O comprometimento da equipe com o trabalho de prevenção e promoção de saúde na clínica de 0 a 3 e as recentes ações em prol da divulgação e conscientização das ações voltadas à prematuridade, como o I Simpósio Interdisciplinar sobre a Prematuridade, e o lançamento do livro “O bebê prematuro: atenção e cuidados”, colaboraram para que a CLIA firmasse sua parceria com o Prematuridade.com na causa da prematuridade.

Juntos, Prematuridade.com e Clia Psicologia, Saúde & Educação, realizarão a I Semana da Prematuridade do ABC, de 21 a 26 de novembro de 2016, com eventos presenciais e online, voltada a pais e profissionais que lidam com a prematuridade. Será um grande passo para a causa da prematuridade no ABC e no Brasil e, certamente, apenas o começo de uma longa, mas recompensadora luta por mudanças sociais.

Programação – Eventos Presenciais

 
 

 

Os eventos são gratuitos.
Solicita-se aos participantes dos eventos presenciais a doação de um pacote de fralda que será destinada a Instituição voltada ao atendimento social de bebês prematuros

2ª feira – 21/11/2016

8:30 – 9:00 – Credenciamento

9:00 – 10:00 – Abertura

10:00 -11:00 – Conferência: “Prematuridade Tardia
Palestrante: Profa. Dra. Miria Benincasa

11:15 – 11:30 – Intervalo

11:30 – 12:30 – Conferência: “Características cardiorrespiratórias no neonato prematuro
Palestrante: Catarina Novaes Sousa Bertani

12:30 – 14:00 – Almoço

14:00 – 15:30 – Mesa Redonda: “As consequências da prematuridade no desenvolvimento da criança
Palestrante: Ana Paula Magosso Cavaggioni
Palestrante: Susana Lopes Barrios
Coordenadora: Fabiana Sarilho de Mendonça

15:30 – 16:30 – Conferência: “O brincar no desenvolvimento neuropsicomotor do neonato
Palestrante: Fabiana Sarilho de Mendonça

16:30 -16:45 – Intervalo

16:45 – 17:45 – Conferência: “A afetividade e o vínculo mãe-bebê na prematuridade
Palestrante: Simone Silva Drigo

17:45 – 18:45 – Conferência: “A UTI Neonatal
Palestrante: Flávia Simphronio Balbino

18:45 – 19:45 – Conferência: “A visão normal e a prematuridade: como prevenir?
Palestrante: Beatriz P. Gimenes

3ª feira – 22/11/2016

Oficina: Confecção de brinquedos para estimulação do bebê
Duração: 1h 30m
Publico alvo: pais/cuidadores de bebês nascidos prematuros, até 36 meses de idade
Horários: 10h, 15h e 19h

4ª feira – 23/11/2016

Cine Materna: Exibição e discussão do filme “O Começo da Vida”
Duração: 2h 30m
Publico alvo: pais/cuidadores e bebês de 0 a 36 meses
Horarios: 10h, 15h, 19hs

5ª feira – 24/11/2016

Oficina: O fortalecimento do vínculo a partir da massagem e da música
Participação especial: Filomena de F. O. Tudeschini
Duração: 1h30
Publico alvo: pais/cuidadores e bebês e 0 a 36 meses
Horarios: 09h, 15h

Oficina: O fortalecimento do vínculo a partir da massagem
Duração: 1h30
Publico alvo: pais/cuidadores e bebês e 0 a 36 meses
Horarios: 19h

6ª feira – 25/11/2016

8:00 – 10:00 – Mesa Redonda: “Visão fonoaudiológica do bebê prematuro
Palestrante: Ana Paula Bronzatti
Palestrante: Maria José Andrade
Palestrante: Regiane Crippa
Palestrante: Profa. Dra. Zelita Caldeira Ferreira Guedes
Coordenadora: Ana Paula Magosso Cavaggioni

10:00 -10:15 – Intervalo

10:15 – 11:45 – Mesa Redonda: “Alimentação e Saúde Bucal do Prematuro
Palestrante: Lucilene Nascimento Cunha
Palestrante: Carla Duarte
Coordenador: Fabio Bonilha Cavaggioni

11:45 – 12:45 – Conferência: “Ações de Prevenção e Promoção de Saúde Mental na Prematuridade
Palestrante: Ana Paula Magosso Cavaggioni

12:45- 14:00 – Almoço

14:00 -15:00 – Conferência: “O ingresso da criança na escola
Palestrante: Virginia Maria da Silveira Tatarunas
15:00 -16:00 – Conferência: “Desenvolvimento Cognitivo e Prematuridade
Palestrante: Alessandra Bizelli

16:00 -16:15 – Intervalo

16:15 – 17:15 – Conferência: “Prematuridade e dificuldades de aprendizagem
Palestrante: Sabrina Laqua

17:15-18:15 – Conferência: “Aspectos neurológicos do prematuro
Palestrante: Flávio Geraldes Alves

18:15-19:00 – Encerramento

Sábado – 26/11/2016

15:00 – 17:00: Pic nic coletivo no Parque Celso Daniel

Os eventos presenciais programados para dias 21, 22, 23, 24 e 25 de novembro de 2106 ocorrerão na sede da CLIA Psicologia, Saúde & Educação, situada na Rua Vitória Régia, 1095 – Bairro Campestre – Santo André – São Paulo – Telefones 4424-1284 e 2598-0732.
Os locais dos eventos programados para dias 21 e 25 de novembro de 2016 ainda encontram-se em aberto para parcerias na região do ABC.

VAGAS LIMITADAS

Palestrantes – Eventos Presenciais

Profª. Dra. Miria Benincasa
Graduada em Psicologia, Mestre em Psicologia da Saúde, Doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela USP.

Catarina Novaes Sousa Bertani
Graduada em Fisioterapia, Mestre em Ciências da Reabilitação, especialista em Fisioterapia Neurológica.

Ana Paula Magosso Cavaggioni
Graduada em Psicologia, Mestranda em Psicologia da Saúde, especialista em Neuropsicologia e Avaliação e Intervenção com Crianças e Adolescentes.

Susana Lopes Barrios
Graduada em medicina, Mestrado pela Faculdade de Saúde Pública, especialização em Pediatria Geral.

Fabiana Sarilho de Mendonça
Graduada em Fisioterapia, Mestre em Ciências da Reabilitação, especialista em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal.

Simone Silva Drigo
Graduada em Psicologia, especialização em Neuropsicologia, aprimoramento em Psicologia Cognitivo-Comportamental.

Beatriz P. Gimenes
Graduada em Psicologia.

Ana Paula Bronzatti
Graduada em Fonoaudiologia, Pós-Graduação em Educação Especial, Inclusão e Disfagia.

Maria José Andrade
Graduada em Fonoaudiologia, especialista em Distúrbios da Comunicação Humana.

Regiane Crippa
Graduada em Fonoaudiologia, especialista em Aprendizagem.

Dominique Horta Buim
Graduada em Nutrição, especialista em Nutrição Funcional Infantil e Suplementação Nutricional.

Carla Duarte
Graduada em Odontologia, especialista em Odontopediatria.

Fabio Bonilha Cavaggioni
Psicanalista, especialista em Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Psicopatologia e Comportamento Borderline.

Virginia Maria da Silveira Tatarunas
Graduada em Pedagogia, Especializaçã em Educação Infantil, professora alfabetizadora pela Escola da Vila. Coordenadora Pedagógica da Escola PROBEN.

Alessandra Bizelli
Psicopedagoga, Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente, especialista em Aprendizagem – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Desenvolvimento Cognitivo e Dificuldades, Mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI)

Sabrina Laqua
Graduada em Psicologia, Mestre em Psicologia da Criança e do Adolescente – Problemas e Dificuldades de Aprendizagem.

Flávio Geraldes Alves
Graduado em Medicina, especialista em Pediatria e Neurologia Pediátrica.

Filomena de F. O. Tudeschini
Técnico em Órgão Eletrônico pelo Conservatório musical Santa Cecilia São José dos Campos. Violão/ Teclado/Flauta.

Profa. Dra. Zelita Caldeira Ferreira Guedes
Graduada em Fonoaudiologia, professora aposentada do Departamento de Fonoaudiologia da Escola Paulista de Medicina UNIFESP.

Flávia Simphronio Balbino
Graduada em Enfermagem, Doutora em Ciências pela Escola Paulista de Enfermagem, Enfermeira do Departamento de Enfermagem Pediátrica da UNIFESP, Tutora do Método Canguru, Especialização em Neonatologia, Membro do Núcleo de Estudos da Criança Adolescente e Família-NECAd.

Fotos – Palestras Presenciais

« 1 de 53 »

Fotos – Pic Nic

« 1 de 21 »

Programação – Eventos on-line

3ª feira – 22/11/2016

8:00 – Prematuridade enquanto fator de risco para o desenvolvimento
Palestrante: Maria José Andrade

13:00 – Dicas e cuidados no preparo e oferta de alimentos ao bebê
Palestrante: Dominique Horta Buim

17:00 – A importância do pai no contexto da prematuridade
Palestrante: Fabio Bonilha Cavaggioni

4ª feira – 23/11/2016

8:00 – A puericultura na prematuridade
Palestrante: Ana Paula Magosso Cavaggioni

13:00 – A importância da rotina na estimulação do bebê
Palestrante: Virginia Deiro Nosella

17:00 – Dificuldades na amamentação do prematuro
Palestrante: Ana Paula Bronzatti

5ª feira – 24/11/2015

8:00 – Prosódia da fala materna dirigida ao bebê
Palestrante: Regiane Crippa

13:00 – O impacto do parto prematuro nos pais: intervenções familiares em UTI Neonatal
Palestrante: Sabrina Laqua

17:00 – A importância da estimulação sensorial na prematuridade
Palestrante: Fabiana Sarilho de Mendonça

Palestrantes – Eventos on-line

Maria José Andrade
Graduada em Fonoaudiologia, especialista em Distúrbios da Comunicação Humana.

Dominique Horta Buim
Graduada em Nutrição, especialista em Nutrição Funcional Infantil e Suplementação Nutricional.

Fabio Bonilha Cavaggioni
Psicanalista, especialista em Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Psicopatologia e Comportamento Borderline.

Ana Paula Magosso Cavaggioni
Graduada em Psicologia, Mestranda em Psicologia da Saúde, especialista em Neuropsicologia e Avaliação e Intervenção com Crianças e Adolescentes.

Virginia Deiro Nosella
Graduada em Terapia Ocupacional, especialista em Neuroaprendizagem e Transtornos do aprender, habiliatação em Integração Sensorial, Dynamic Tap, Kinesio Tap, Avaliação e Prescrição de Adaptação para Cadeira de Rodas.

Ana Paula Bronzatti
Graduada em Fonoaudiologia, Pós-Graduação em Educação Especial, Inclusão e Disfagia.

Regiane Crippa
Graduada em Fonoaudiologia, especialista em Aprendizagem.

Sabrina Laqua
Graduada em Psicologia, Mestre em Psicologia da Criança e do Adolescente – Problemas e Dificuldades de Aprendizagem.

Fabiana Sarilho de Mendonça
Graduada em Fisioterapia, Mestre em Ciências da Reabilitação, especialista em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal.