Hoje damos início à I Semana da Prematuridade do ABC. Temos diversas atividades, palestras e bate papo sobre o tema. Não deixe de se inscrever. Ainda dá tempo. temos atividades presenciais e on line. Aproveitem!

A prematuridade
Todo ano nascem 15 milhões de bebês prematuros no mundo todo. De acordo com o Ministério da Saúde, são quase 300 mil nascimentos antecipados por ano no Brasil, 11,7% do total, o que nos coloca no 10º lugar no ranking mundial de prematuridade, principalmente devido a fatores como doenças maternas, gestação na adolescência ou tardia, pré-natal deficitário, entre outros. As regiões mais afetadas são o Sul e o Sudeste, com taxas de nascimentos prematuros de 12% e 12,5%, respectivamente.

Metade dos partos que ocorrem antes de 37 semanas de gestação têm causas desconhecidas, e a outra metade acontece em função de doenças maternas, gestação na adolescência ou acima dos 35 anos, altos índices de cesáreas eletivas, fertilizações in vitro, pré-natal deficiente, entre outras causas.

Está evidente que a desinformação sobre o tema é um fator decisivo para índices tão elevados de prematuridade no nosso país. Ainda assim, muito pouco tem se falado ou feito para mudar essa realidade.
O parto prematuro é a principal causa de mortalidade infantil até 5 anos de idade em todo o mundo. De acordo com o Ministério da Saúde (2011), a cada 30 segundos 1 bebê morre em consequência do parto antecipado no Brasil. O Brasil precisa aumentar em 30% a oferta de leitos neonatais para atender à recomendação do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que é de 4 leitos de UTI para cada mil bebês nascidos vivos.

O nascimento de um prematuro deixa sequelas psicológicas permanentes para os pais e pode acarretar sequelas de saúde para os bebês, podendo ser estes danos incapacitantes. Grande parte desses partos poderia ser evitada através de informação (campanhas de prevenção). É essencial que sejam realizadas ações que chamem atenção para o problema e que promovam seu enfrentamento. A ONG Prematuridade.com e a CLIA Psicologia, Saúde & Educação encontram-se empenhadas nesta direção.

A Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – Prematuridade.com é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é representar os interesses e lutar pelos direitos e pelo bem-estar dos bebês prematuros e suas famílias no Brasil. Além disso, as ações da ONG visam reduzir a incidência da prematuridade e diminuir os danos à saúde dos bebês, causados pelo nascimento antecipado.
A Associação nasceu da experiência de mães e profissionais com a prematuridade e suas consequências. No início, em 2011, eram apenas um blog e uma comunidade no Facebook. Pouco a pouco, as conversas em torno das vivências individuais foram ganhando contornos de uma causa coletiva. O grupo passou a compartilhar o desejo e a esperança de que prematuridade se tornasse um tema amplamente debatido e, consequentemente um assunto urgente para as políticas públicas e para as ações da sociedade. Então, em novembro de 2014 nasceu a ONG Prematuridade.com!

O objetivo da ação com o Dia Mundial da Prematuridade é causar um impacto positivo, é lembrar a problemática da prematuridade e levar conscientização sobre o tema à população, aos médicos e aos profissionais da saúde, incentivando a reflexão e mudança nas práticas do dia-a-dia. Pontos que favorecem esta campanha são o fato do Prematuridade.com ser referência em ações nesta área e contar com a parceira de organizações internacionais.

A CLIA Psicologia, Saúde & Educação, fundada em março de 2005, busca um trabalho terapêutico que possibilite o desenvolvimento global da pessoa em seus aspectos psicológicos, emocionais, intelectuais, familiares e sociais. Organizada atualmente para atendimento especializado a bebês, crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes, conta com um trabalho interdisciplinar envolvendo profissionais, das áreas de Medicina, Psicologia, Neuropsicologia, Psicopedagogia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Educação. Ao longo de sua existência, mantém seu compromisso em buscar uma compreensão mais ampla do ser humano e respeitar a singularidade de cada um por meio do trabalho consistente de sua equipe interdisciplinar.

A busca constante de conhecimento e aprofundamento de novas perspectivas de estudo e intervenção terapêutica vem, ao longo dos anos, mostrando efetivo resultado no desenvolvimento global do sujeito. O trabalho em equipe interdisciplinar permite o estudo do ser humano em sua totalidade possibilitando o encaminhamento para a intervenção mais adequada às suas necessidades. Da mesma forma, contamos com um corpo docente, especializado no acompanhamento de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem ou defasagem escolar, que passa por programas mensais de capacitação além de ser assessorado pela equipe clínica e pedagógica.

O comprometimento da equipe com o trabalho de prevenção e promoção de saúde na clínica de 0 a 3 e as recentes ações em prol da divulgação e conscientização das ações voltadas à prematuridade, como o I Simpósio Interdisciplinar sobre a Prematuridade, e o lançamento do livro “O bebê prematuro: atenção e cuidados”, colaboraram para que a CLIA firmasse sua parceria com o Prematuridade.com na causa da prematuridade.

Juntos, Prematuridade.com e Clia Psicologia, Saúde & Educação, realizarão a I Semana da Prematuridade do ABC, de 21 a 26 de novembro de 2016, com eventos presenciais e online, voltada a pais e profissionais que lidam com a prematuridade. Será um grande passo para a causa da prematuridade no ABC e no Brasil e, certamente, apenas o começo de uma longa, mas recompensadora luta por mudanças sociais.

Segue a programação da I Semana da Prematuridade:

© Copyright 2015 - A Clia Psicologia - Todos os direitos reservados. Desenvolvimento por Projeta Comunicação - Desenvolvedor Elvécio Francisco

Fale Conosco (11) 4424-1284 / (11) 2598-0732