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Habilidades de consciência fonológica e a aprendizagem da leitura e da escrita.

Estudos apontam que a primeira característica que distingue a maior parte das crianças que fracassam em aprender a ler é a baixa habilidade de consciência fonológica e que, por outro lado, as crianças que têm esta habilidade avançam de forma mais fácil e produtiva na leitura e escrita e no desenvolvimento do letramento.

Na escrita de um sistema alfabético, como o Português, as crianças devem entender que aqueles sons associados às letras são precisamente os mesmos sons da fala, isto é,tomem contato com as estruturas mínimas da linguagem que são os fonemas.

A consciência fonológica é a habilidade de compreender a maneira pela qual a linguagem oral pode ser dividida em componentes cada vez menores:

sentença em palavra, palavra em sílaba e sílaba em fonema. Ela e a aprendizagem da leitura e da escrita se desenvolvem em uma ‘pista de mão dupla’, uma vez que uma contribui para o sucesso do desenvolvimento da outra.

Alguns autores apontam ainda para o fato de que esta habilidade não surge repentinamente ou somente em decorrência do aprendizado do nome e dos sons das letras.

Tarefas sobre o tamanho, as semelhanças e as diferenças das palavras, ou seja, sobre as características sonoras das palavras, assim como tarefas de isolamento ou manipulação de fonemas e das unidades supra segmentais da fala (isto é, das sílabas ou rimas) viabilizam concretamente o seu desenvolvimento.

O trabalho de estimulação pode englobar o reconhecimento e produção de rimas, análise, síntese, reversões e outras manipulações silábicas e fonêmicas, além de habilidades em realizar a correspondência entre fonema e grafema e vice versa.

A consciência fonológica exerce um papel importante no processo de aprendizagem da leitura e escrita em línguas alfabéticas, pois a criança precisa ter essa consciência para se apropriar do sistema alfabético da escrita.

Exercícios para Desenvolver a Fala de uma Forma Correta

Exercícios para desenvolver a consciência fonológica são muito importantes. A consciência fonológica é a capacidade de reconhecer a sequência de sons que integram a palavra falada e de compreender que esses sons, numa determinada ordem, podem formar palavras que têm um significado.

Alguns dos exercícios são simples mas ajudam muito a desenvolver a consciência fonológica, como as rimas, separar palavras em sílabas, identificar palavras com o mesmo som inicial, identificar palavras ou sílabas com o mesmo som final, contar os sons que fazem parte das palavras e manipular sons nas palavras (dizer fato, mas sem o f inicial).

A alfabetização exige recursos e caminhos para nossas crianças se apropriarem e desenvolverem as habilidades de percepção, discriminação auditiva, bem como a composição gráfica de grafema=fonema.

Há algumas crianças que exigem mais tempo, mais treino, mais observação, mais contato com material de estimulação manual, visual e de letramento.

Deste modo no processo de alfabetização nos anos iniciais requer que a consciência fonológica seja trabalhada de forma lúdica para que favoreça o desenvolvimento no indivíduo das habilidades de percepção e manipulação da estrutura sonora das palavras.

Por não ser algo homogêneo, a consciência fonológica apresenta diferentes níveis, ou seja, o nível da consciência de palavras que formam a frase, o da consciência de sílabas e, posteriormente, a consciência de fonemas. Cada um deles pode contribuir para o desenvolvimento dos outros, que por sua vez irão repercutir no aprendizado da leitura e da escrita.

Regiane A. Crippa
Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPM) no ano de 1999, com Aprimoramento Profissional pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Especialização em Aprendizagem pela Faculdade de Medicina do ABC.

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