Grupo de Apoio e Orientação Profissional para familiares de Pacientes portadores de Autismo

O grupo possibilita a troca de informações e experiências, bem como a orientação por profissionais capacitados sobre estratégias de manejo com o filho e alternativas variadas de intervenções que possam colaborar com cada caso.

Professores

Clia Psicologia

Categoria

Psicologia

Alunos

048

Avaliação

★★★★✫

Grupo de Apoio e Orientação Profissional para familiares de Pacientes portadores de Autismo

Introdução

O diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista tem um impacto desestruturante sobre toda a família.

Os pais são assolados por uma avalanche de sentimentos, sentem-se perdidos, desamparados, desorientados e iniciam uma peregrinação em busca de tratamentos e intervenções que possam ajudar seu filho(a) a terem o melhor desenvolvimento possível, preocupados com seu futuro.

Descrição

O Grupo de apoio para familiares de pacientes portadores de autismo é um espaço de escuta e acolhimento da repercussão que o diagnóstico do transtorno do espectro autista provoca na família.

O grupo possibilita a troca de informações e experiências, bem como a orientação por profissionais capacitados sobre estratégias de manejo com o filho e alternativas variadas de intervenções que possam colaborar com cada caso.

Também proporciona apoio emocional e atua na prevenção e promoção de saúde mental da família.

Conteúdo Programático

8 encontros mensais nos quais são abordados temas específicos de acordo com a necessidade grupo, como por exemplo:
– necessidades da criança autista
– alimentação
– rotina
– aspectos motores
– aspectos sensoriais
– aspectos da linguagem
– aspectos psíquicos
– impacto na família
– sexualidade

Informações sobre os profissionais responsáveis

Ana Paula Magosso Cavaggioni
Psicóloga Clínica graduada pela UMESP. Doutoranda em Psicologia da Saúde pela UMESP, Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP, com pós-graduação lato sensu em Neuropsicologia Clinica, pós-graduação lato sensu em Avaliação e Intervenção Psicológica em Crianças e Adolescentes pela Cognos – Formação Profissional e desenvolvimento Pessoal. Especializada no Método RAMAIN e no MétodoDIA-LOG. Participação em grupos de pesquisa sobre desenvolvimento de bebês e intervenção precoce. Mebro da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde – ABPSA. Aprofundou-se em estudos de aperfeiçoamento em Psicanálise do bebê e da criança, técnicas psicoterápicas, psicossomática, psicoterapia de casal e família – IPPIA – Instituto de Psiquiatria e Psicologia da Infância e adolescência. Diretora Clínica da Clia Psicologia, Saúde & Educação.

Simone S. Drigo
Psicóloga formada pela UMESP, com especialização em Neuropsicologia pelo HC-FMUSP. Aprimoramento em Terapia Cognitivo-Comportamental. Pós-graduação em Gestão de Pessoas pela UMESP. Aprimoramento em avaliação psicológica e neuropsicológica de crianças, adultos, adolescentes e idosos. Aprimoramento em Prova de Rorschach.

Fabiana Sarilho de Mendonça
Fisioterapeuta graduada pela Faculdade do Clube Náuticos Mogianos, mestranda em ciências da reabilitação, com especialização em Fisioterapia neonatal e pediátrica (lato sensu), aprimoramento em dor crônica pelo ACCamargo, RPG e Pilates, com experiência em ergonomia e ginástica laboral. Aprofundou-se em estudos de aperfeiçoamento em RPG, Pilates (clinico), Mobilização Neural, Osteopatia, Movimentos Combinados, Mobilização Articular, Ventilação Mecânica, Kinesiotappe e Fisioterapia aplicada em Urologia, Proctologia e Aprimoramento em integração sensorial.

Ana Paula de Lima Bronzatti
Fonoaudióloga graduada pela USC – Universidade do Sagrado Coração com Habilitação em fonoaudiologia escolar, clínica e audiométrica pela FMABC – Faculdade de Medicina do ABC – Santo André. Capacitação e Aperfeiçoamento em Dislexia e TDAH. Aprofundou-se em estudos em fonoaudiologia escolar, clínica, ambulatorial e neurodificuldades. Pós Graduação em Educação Especial – Inclusão e Disfagia.

Regiane A. Crippa
Fonoaudióloga graduada pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina), com aprimoramento profissional pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Especialização em Aprendizagem pela Faculdade de Medicina do ABC. Atuação em ações de promoção da saúde, prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e orientação de aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na linguagem oral e escrita, na articulação da fala, na voz, na fluência e no sistema miofuncional orofacial.

Virginia Deiró Nosella
Terapeuta Ocupacional graduada em 2003 pela PUC de Campinas, cursando a especialização em Neuroaprendizagem e os Transtornos do Aprender, aprimoramento em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Experiência profissional em neurologia, neuropediatria, autismo e gerontologia. Curso de Integração Sensorial, Dynamic Tap, Kinésio Tap, avaliação e prescrição de adaptação para cadeira de rodas, entre outros cursos para aprimoramento profissional.

Metodologia

– Sessões de caráter psicoeducativo e psicoterapêutico, em grupo

Publico alvo

Pais e familiares de portadores do transtorno do espectro autista

Material

Data, Horário e Local

Dia: Todo último Sábado do Mês
Horário: 13 às 15:30h
Local de Realização: CLIA Psicologia, Saúde e Educação.
Rua Vitória Régia 1095, Campestre, Santo André, SP, CEP 09080-320

Investimento

R$ 79,90 por mês (por família)

Inscrição e Pré Requisitos:

Inscrições e informações pelo site ou pelos telefones 4424-1284/ 2598-0732
VAGAS LIMITADAS

Conhece um Amigo ou sua Turma que se interesse a este Conteúdo?

Facebook
Google+
WhatsApp

Inscrições Abertas

GRUPO de Apoio e Orientação Profissional para familiares de Pacientes portadores de Autismo

R$ 79,90 por mês

Inclui

– Aulas expositivas e interativas
– Vivências práticas
– 2 Horas mensais
– Certificado

Data, Horário

Dia: Terça-Feira
Horário:
Carga Horária: 2 horas mensais.

Conheça todos os Cursos da Clia Psicologia