Whatsapp (11) 953288942 | Telefone (11) 4424-1284

Crises de birra: Saiba o que Fazer!

Junte-se a 1217 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

0,,46546422,00

Crises de birra: Saiba o que Fazer!

Essa cena, mamãe, você certamente já deve ter presenciado:

seu filho esperneia,chora, chuta, grita e faz birra em algum lugar público, geralmente por um motivo aparentemente fútil. A grande dúvida dos pais é o que fazer quando a criança começa com uma crise de birra.

Só que vamos puxar para uma outra questão: o porquê das crises de birra acontecerem.

A birra é percebida pelos pais como uma espécie de oposição do filho, que luta e desafia as regras.

Na verdade, o que acontece é que a criança está brigando por sua própria vontade, o que é muito positivo para o seu desenvolvimento intelectual.

Então, se a reação dos pais for a de impor limites rígidos, até mesmo com certa violência, o que está sendo ensinado à criança é que não vale a pena brigar por seus desejos, pois a consequência do confronto será negativa para ela.

Porém, se, ao contrário, os pais cederem à birra, estarão criando um tirano, que entenderá ser o escândalo uma forma fácil de receber o que quer.

Se for a primeira vez que isso ocorre, a criança pequena ainda não sabe lidar com grande parte de seus sentimentos, principalmente no que diz respeito à frustração.

Ela não consegue expressar isso através da linguagem e age na forma de birra. Cabe aos pais continuar firmemente em sua opinião e não ceder às vontades da criança.

O “teatrinho” acontece em grande parte em razão do sim dos pais às vontades da criança.

Os pais dão ao filho o controle de toda situação

Os pais dão ao filho o controle de toda situação e a criança não é capaz de lidar com todo esse controle. Cada vez que ouvirem um não, as crianças agirão sempre da mesma forma, pois sabem que dessa maneira conseguirão o que querem.

De quem é a culpa?

– O sentimento de trabalhar fora e ter pouco tempo com os filhos fazem os pais serem permissivos demais. Essa culpa dos pais pode formar crianças sem limites, autoritárias, sem saber lidar com as frustrações da vida.

Comodidade ou pais que não tem paciência preferem ceder aos desejos do filho a que ter que arcar com a frustração da criança de levar um não. É muito mais fácil fazer as vontades da criança do que impor limites.

Apesar de resistente às regras, a criança precisa delas para crescer e se sentir segura. Essa regra deve ser imposta de um mesmo modo. O certo e errado ficará confuso quando a mãe disser sim e o pai, não. A criança percebe esse desequilíbrio e sempre recorrerá àquele que vai ceder ao seu desejo. Deve haver um consenso entre os pais, um não deve desautorizar o outro.

Crises e Birras na Escola

Esse comportamento pode aparecer na escola, onde a criança poderá ter problemas de relacionamento com os outros coleguinhas por ser muito mandona ou, ainda, os pais perceberão que na escola o filho é um “santinho”, pois lá existem regras a serem seguidas e em casa são desobedientes e autoritários devido à falta de limites.

Quando tem uma crise de birra, a criança mal consegue ouvir o que lhe dizemos e muito menos compreender. Os pais devem ser firmes com o filho e jamais ceder ou bater na criança. Bater gera mais raiva e medo e o que os pais devem querer e saber tirar de uma criança é o respeito.

E o que fazer quando as Birras Acontecem? Dicas!

Pais são pais e não amigos. Podem ser pais amigos, mas nunca devem deixar de ser pais. Sempre existe uma vovó ou um vovô para satisfazer as crianças, seja como for. Ainda bem!

Brinquedo é diferente de brincadeira. A criança precisa de brincadeira com os pais e não que os pais comprem um brinquedo. É através da brincadeira que os pais impõem limites, dão carinho, atenção e amor.

Até os três anos de idade a criança entende mais uma ação do que uma ordem. Quando disser “não mexa” também retire a mão da criança do lugar inadequado.

Compartilhe este post!

Atendimento clia psicologia

Agende uma Consulta: (11) 4424-1284
Procura Orientação via Whatsapp: (11) 953288942

Fechar Menu