fbpx
Whatsapp (11) 953288942 | Telefone (11) 4424-1284

Como tratar uma criança com TEA ?

Share on facebook
Share on google
Share on whatsapp

Compartilhe com 1 ou 2 amigos

Como tratar uma criança com TEA (autismo) ?

O Transtorno do Espectro Autista trata-se de um transtorno de desenvolvimento cujos sinais aparecem antes dos 3 anos de vida. Implica em déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, bem como na presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.

Atualmente, existem instrumentos que permitem a identificação dos primeiros sinais de autismo antes dos 6 meses de idade, o que permite a intervenção precoce e, em vários casos, a descaracterização completa do quadro. O TEA não tem cura, mas tem tratamento! E o tratamento vis justamente diminuir os déficits que acometem cada criança.

Existe um tratamento único para o Autismo ?

Não. Cada criança tem suas necessidades especificas, sua singularidade. Assim, deve ser traçado um projeto terapêutico individualizado para cada caso.

O tratamento do TEA, bem como seu diagnóstico, deve ser realizado por equipe interdisciplinar incluindo médico, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicomotricista, pedagogo, musicoterapeuta e nutricionista. Um transtorno complexo e multicausal, como o autismo, não deve ser abordado de outra maneira.

Não há tratamento medicamentoso para o autismo.

Ele apenas é utilizado, quando necessário, para minimizar sintomas ou tratar comorbidades. Porém, existem inúmeras intervenções terapêuticas, com eficiência cientificamente comprovada, que promovem o desenvolvimento do individuo acometido pelo autismo e favorecem sua inclusão na sociedade. Dentre elas, podemos destacar a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), a Terapia de Troca e Desenvolvimento, a Psicanálise, a Integração Sensorial, o DIR FLOORTIME, Comunicação Alternativa, TEACCH, dentre outros.

Qual o tratamento mais indicado para o Autismo?

Apenas uma investigação apurada da historia e do desenvolvimento da criança poderá definir. Mas o importante é: se os pais percebem algum sinal que os façam suspeitar de atraso no desenvolvimento, busquem ajuda especializada o quanto antes pois, quanto mais precoce é feito diagnostico e a intervenção, melhor o resultado! Muitos tardam a iniciar as intervenções, pois ficam esperando o tempo da criança. Fiquem atentos!

Clia Psicologia - Saúde e Educação

A Clia Psicologia, Saúde & Educação tem como maior objetivo promover a prevenção da saúde do individuo em seu aspecto biopsicossocial.

Deixe seu comentário

Quer agendar uma consulta ?

Agende

1ª Consulta Gratuita
  • Agende uma Consulta:
  • Telefone: (11) 4424-1284
  • Whatsapp: (11) 953288942​
agENDAR

Posts Recentes

Facebook da CliaPsicologia

Baixe agora nosso e-book, para ter mais segurança durante a gestação.

Fechar Menu