Saiba como funciona a linguagem oral de crianças da educação infantil ?

A educação infantil abarca o período de aquisição e maior desenvolvimento da linguagem oral.
Com informações detalhas deste processo, os profissionais que atuam com essa faixa etária terão mais ferramentas para estimular, e condições de identificar precocemente, possíveis alterações.

Quando começa o desenvolvimento da Comunicação no Bebê ?

A comunicação está presente desde o nascimento, mas é por volta dos 18 meses que a criança começa a utilizar a linguagem oral. Ela pode ser definida como um sistema arbitrário de símbolos que nos permite falar e compreender uma infinita variedade de mensagens.

Entre os 18 e os 24 meses

Entre os 18 e os 24 meses o jargão (vocalizações com a entonação da língua) começa a ser substituído por palavras reais, há uma explosão no vocabulário e a criança começa a combinar 2 palavras, essas combinações seguem a ordem: substantivo-verbo ou adjetivo-verbo, a linguagem está relacionada a situações reais e se alguém sentir dificuldade para entender, a criança pode enfatizar a palavra chave para facilitar a compreensão.

Aos 24 meses a criança aponta figuras, segue instruções e seu vocabulário é de aproximadamente 300 palavras, organizadas em justaposição e algumas frases de 3 palavras. Ela utiliza substantivos, verbos, adjetivos e pronomes e por enquanto omite artigos e preposições.

Entre os 24 e os 36 meses

Entre os 24 e os 36 meses, na gramática aparecem os tempos passado e presente, gerúndio nos verbos e plural.
Em torno dos 28 meses observa-se o inicio de perguntas e de negativas.
Aos 30 meses o fluxo melódico da fala aproxima-se com o modelo adulto e pode imitar elocuções que ouviu em outro momento.

No período de 36 a 48 meses

No período de 36 a 48 meses, a produção articulatória está 70% correta. E no terceiro ano o vocabulário está em torno de 500 a 1000 palavras.

Quanto à compreensão, aponta corretamente figuras, repete 2 ou 3 sílabas sem sentido e 2 ou 3 dígitos. Usa a linguagem em interações sociais e ajusta o que diz para adaptar suas necessidades e as demandas das situações.

Entre os 4 e 5 anos

Entre os 4 e 5 anos segue comando de 2 níveis corretamente, o vocabulário gira em torno de 1500 palavras, domina 90% dos sons da língua. Ela começa a mudar seus padrões de vocalização para adaptar-se aos ouvintes, pode discernir quando estão brincando com ela e pode também tentar fazer uma brincadeira.

Algumas habilidades de linguagem completarão seu desenvolvimento entre os 10 e 12 anos, mas a etapa de abrangência da linguagem continua.

Habilidades importantes para a aquisição da leitura e escrita estão relacionadas com a linguagem oral, por este motivo o papel da educação infantil é essencial nas etapas de aquisição e desenvolvimento da comunicação verbal.

Regiane A. Crippa
Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPM

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© Copyright 2015 - A Clia Psicologia - Todos os direitos reservados. Desenvolvimento por Projeta Comunicação - Desenvolvedor Elvécio Francisco

Fale Conosco (11) 4424-1284 / (11) 2598-0732