fbpx

Curso em Acompanhamento Terapêutico no TEA.

Para Pais e Profissionais aprenderem a lidar com suas Crianças e Adolescentes Autistas no dia a dia ...

Para Pais e Profissionais aprenderem a lidar com suas Crianças e Adolescentes Autistas no dia a dia ...

( na escola, locais públicos e em casa )

Este curso capacitará o pai ou aluno para atuar como acompanhante terapêutico e mediador escolar, junto à escola e a família, no atendimento à criança com TEA por meio da Análise Aplicada ao Comportamento.

Share on facebook
Share on google
Share on whatsapp

Compartilhe com 2 ou 3 amigos que se interessam também por esse conteúdo

Professores e Drs.

Equipe de Professores

Categoria

Psicologia

Alunos

087

Avaliação

★★★★★

Capacitação em AT (Acompanhante Terapêutico) e Mediador Escolar na inclusão da criança com TEA pela análise do comportamento aplicada

Introdução

O alarmante aumento dos diagnósticos de TEA e a necessidade de realizar a inclusão dessas crianças na rede regular de ensino torna urgente a capacitação de profissionais para atuarem como acompanhantes terapêuticos e mediadores escolares tanto na escola como junto à família. Este curso tem como objetivo formar profissionais para atuarem junto às escolas e famílias no desenvolvimento de habilidades pedagógicas e sociais das crianças diagnosticadas com TEA, colaborando com a inclusão escolar e social da mesma.

Descrição

Este curso capacitará o aluno para atuar como acompanhante terapêutico e mediador escolar, junto à escola e a família, no atendimento à criança com TEA por meio da Análise Aplicada ao Comportamento, verificando as necessidades de cada um em sua singularidade e planejando intervenções especificas e eficazes para os objetivos individuais identificados.

Modulo teórico 48h

Sextas das 18h as 22h; sabado das 9h as 17h.
Datas previstas: 8 e 9 de Março, 12 e 13 de Abril, 3 e 4 de Maio, 7 e 8 de Junho de 2019.

Modulo 1 - 8 e 9 de Março de 2019

  1. Critérios diagnósticos e caracterização dos TEAs
    2. Noções de psicofarmacologia
    3. Características de aprendizagem da criança com TEA
    4. Histórico e legislação
    5. Aspectos Práticos e éticos
    6. Noções de ética e bioética
    7. Habilidades especificas do AT
    8. Relação família escola
    9. Convivência familiar/social
    10. Convivência em ambientes de aprendizagem formal
    11. Modelos de atendimento: multi-inter-trans
    12. Atividade avaliativa

Modulo 2 – 12 e 13 de Abril de 2019

  1. Introdução ao desenvolvimento infantil
    2. Introdução de desenvolvimento da linguagem
    3. Introdução de neurodesenvolvimento
    4. Introdução de motricidade
    5. Introdução de AVds
    6. Introdução de Comunicação alternativa
    7. Introdução de PS
    8. Atividade avaliativa

Modulo 3 – 3 e 4 de Maio de 2019

Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para autistas e outras necessidades educacionais especiais – introdução e princípios básicos
  1. Princípios básicos da analise do comportamento
    2. Contribuições da análise aplicada ao comportamento no processo de inclusão escolar
    3. Estratégias e Procedimentos
    4. Ensino das habilidades básicas
    5. Avaliação funcional de comportamentos
    6. Manejo de comportamentos inadequados
    7. Planejamento de intervenções
    8. Estabelecimento de contingências de ensino, adequação curricular, procedimento sem erro (dicas verbais e físicas que facilitam o processo de aprendizagem e desenvolvimento, ensino da imitação, aquisição de comportamento simbólico (linguagem escrita, nomeação e leitura) por meio do Matching to Sample (escolha de acordo com o modelo), Treino de Tentativa Discreta e Treino Intensivo de Habilidades, uso de esquemas de reforçamento: reforçamento diferencial de outros comportamentos, de comportamentos alternativos e comportamentos incompatíveis, uso adequado dos procedimentos de reforçamento positivo, reforçamento diferencial e extinção, ensino incidental, modelagem, encadeamento e fading.
    9. Como observar comportamentos para programar as intervenções: linha de base, registro de eventos, folhas de registro para observações em situações diversas: escola, família e ambientes sociais, análise de tarefas.
    10. Treino de habilidades dos participantes do curso e aplicação dos procedimentos no
    contexto escolar e familiar. 11. Atividade Avaliativa

Modulo 4 – 7 e 8 de Junho de 2019

Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para autistas e outras necessidades educacionais especiais – Programa de Ensino Individualizado, alfabetização e adaptação de conteúdo escolar para indivíduos com necessidades educacionais especiais.

  1. 1. Contribuições da análise aplicada ao comportamento no processo de alfabetização e letramento.
    2. Estratégias e Procedimentos para o ensino da leitura e escrita por meio do paradigma de equivalência de estímulos (matching to sample, discriminações simples e condicionais necessárias para o estabelecimento de pré requisitos para a leitura e a escrita)
    3. Ensino de leitura com compreensão, interpretação de textos e habilidades matemáticas simples.
    4. Ensino das habilidades básicas acadêmicas, comportamento de sala de aula e de grupo: controle instrucional.
    5. Avaliação funcional de comportamentos problemas e barreiras comportamentais que impedem o estabelecimento de habilidades acadêmicas/escolares.
    6. Manejo de comportamentos inadequados em situação escolar.
    7. Planejamento de intervenções e adaptação de materiais que atendam ao conteúdo escolar: task analysis dos conteúdos escolares, modelagem, encadeamento, fading.
    8. Ensino de pré requisitos para habilidades de leitura: sentar e finalizar tarefas simples, emparelhamento, seguimento de instruções e dicas físicas, visuais e vocais.
    9. Treino de habilidades dos participantes do curso e aplicação dos procedimentos no
    contexto escolar e familiar. 10. Atividade Avaliativa

Com Certificado

Carga Horária: 48h

Ministrantes:

Maria Jose Andrade, Regiane Crippa, Amanda Moreira Bertonha, Ana Paula Bornzatti, Fabiana Sarilho de Mendonça, Regiane Crippa, Simone Silva Drigo, Profª Dra. Adriana Regina Rubio (CRP: 06/51698),

Inscrições

Até dia 06 de Março de 2019

Data, Horário e Local

Início: 08 de Março de 2019
Horário: Sextas das 18h as 22h; sabado das 9h as 17h
Carga Horária: 48h
Material didático: Enviado por email
Local de Realização: CLIA Psicologia, Saúde e Educação – Rua Vitoria Regia, 1095 – Santo André /SP

Investimento

Parcelado: R$ 12×169,00
A vista: R$ 1.800,00

Inscrição e Pré Requisitos:

Inscrição e Pré Requisitos:
Profissional ou estudante das áreas da saúde ou educação.

Inscrições e informações pelo site ou pelos telefones 4424-1284/ 2598-0732
Encerramento das inscrições: 06 de Março de 2019

Share on facebook
Share on google
Share on whatsapp

Inscrições Abertas

CURSO: Capacitação em AT e mediador escolar na inclusão escolar da criança com TEA pela analise do cpto aplicada

Teórico

R$ 12x169,00

Inclui

– Aulas expositivas e interativas
– Vivências teóricas e/ou práticas
– Apostilas e Material Bibliográfico
– 48 Horas de Carga Horária Prática
– 240h Horas de Carga Horária Prática
– Certificado

Data, Horário

Início: 8 de Março de 2019
Horário: Sextas das 18h as 22h; sabado das 9h as 17h
Carga Horária: 48h

Docentes

Ana Paula Magosso

Psicóloga Clinica

Psicóloga Clínica graduada pela UMESP. Doutoranda em Psicologia da Saúde pela UMESP, 

Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP, com pós-graduação lato sensu em Neuropsicologia Clinica, pós-graduação lato sensu em Avaliação e Intervenção Psicológica em Crianças e Adolescentes pela Cognos – Formação Profissional e desenvolvimento Pessoal. 

Especializada no Método RAMAIN e no MétodoDIA-LOG. Participação em grupos de pesquisa sobre desenvolvimento de bebês e intervenção precoce. 

Membro da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde – ABPSA. Aprofundou-se em estudos de aperfeiçoamento em Psicanálise do bebê e da criança, técnicas psicoterápicas, psicossomática, psicoterapia de casal e família – IPPIA – Instituto de Psiquiatria e Psicologia da Infância e adolescência. 

Diretora Clínica da Clia Psicologia, Saúde & Educação.

Regiane A. Crippa

Fonoaudióloga 

Fonoaudióloga graduada pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina), com aprimoramento profissional pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Especialização em Aprendizagem pela Faculdade de Medicina do ABC. 

Atuação em ações de promoção da saúde, prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e orientação de aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na linguagem oral e escrita, na articulação da fala, na voz, na fluência e no sistema miofuncional orofacial.

Adriana Rubio

Doutora em Psicologia Experimental – Análise Experimental do Comportamento

Supervisora em Análise Aplicada ao Comportamento – ABA, Doutora em Psicologia Experimental – Análise Experimental do Comportamento (IP – USP), 

Mestre em Psicologia Experimental – Análise Experimental do Comportamento (IP – USP), Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva (IP – USP) e Graduada em Psicologia e Pedagogia. Professora no Curso de Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Análise Experimental e Aplicada do Comportamento Aplicada (ABA), inclusão escolar, autismo, deficiência intelectual, educação, leitura, escrita e neurociência. 

Supervisora ABA da equipe interdisciplinar CLIA Psicologia, Saúde & Educação.

Angelica Capelari

Psicóloga, terapeuta analítico comportamental

Psicóloga, terapeuta analítico comportamental, acompanhante terapêutico; professora da Universidade Metodista de São Paulo, Mestre em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo.

Maria José Lopes de Andrade

Fonoaudióloga

Fonoaudióloga, graduação e especialização em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Aprimoramento em Audiologia Clínica pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e em Otoneurologia pelo Hospital do Servidor Público Municipal de SP. 

Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Metodista (UMESP). Formação em Psicanálise na Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa e no Sistema Verbotonal de reabilitação da audição e da fala pelo Centro SUVAG de São Paulo. Capacitação em ABA – Análise Aplicada ao Comportamento nos Transtornos do Espectro Autista. 

Fonoaudióloga clínica no Centro de Atendimento Educacional Multidisciplinar (CAEM) da Prefeitura Municipal de Santo André/Fundação do ABC (FUABC) e na CLIA Psicologia Saúde e Educação, em Santo André, onde atua em avaliação e intervenção fonoaudiológica e em Processamento auditivo. 

Membro da equipe interdisciplinar CLIA Psicologia, Saúde & Educação.

Fabiana Sarilho de Mendonça

Fisioterapeuta 

Fisioterapeuta graduada pela FCNM, Mestre em Ciências da Reabilitação pela UNINOVE. Especialização em Fisioterapia em neonatal e pediátrica pela GAMA FILHO e Psicomotricidade pela UNIFAI. Graduanda em Terapia Ocupacional pela FMABC Cursos de aprimoramento em Integração Sensorial, Bandagem Funcional,  

Técnicas Manuais (Mulligan, Maitland, Mobilização Neural, Técnicas Osteopaticas e Movimentos Combinados), 

RPG e Pilates (clínico). Experiência em pediatria, geronto e neurofuncional. Capacitação em ABA – Análise Aplicada ao Comportamento nos Transtornos do Espectro Autista. Iniciação em DIR e floortime e Fisioterapia Uroginecológica. 

Membro da equipe interdisciplinar CLIA Psicologia, Saúde & Educação.

Rita de Cássia Monteiro Cardoso

Terapeuta ocupacional

Terapeuta ocupacional graduada pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina, cursando especialização em neurologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein. 

Experiência profissional em neurologia, neuropediatria, gerontologia, reabilitação física de MMSS e saúde pública (equipe multidisciplinar). Curso de Kinesio Taping, FES (eletroestimulação voltado para prática da Terapia Ocupacional), 

Prescrição e avaliação de cadeira de rodas e tecnologia assistiva. Conhecimento em comunicação alternativa. Capacitação em ABA – Análise Aplicada ao Comportamento nos Transtornos do Espectro Autista. 

Membro da equipe interdisciplinar CLIA Psicologia, Saúde & Educação.

Conheça todos os Cursos da Clia Psicologia

Fechar Menu