Segunda a Sábado

8:00 às 21:00

Agende por Whatsapp

(11) 95328-8942

Autismo – Método D.I.R.®/ Floortime™

Compartilhe com 1 ou 2 amigos

O que é o Modelo DIR relacionado ao Autismo ?

O modelo D.I.R.®/ Floortime™, desenvolvido por Stanley Greenspan e Serena Wieder nos Estados Unidos, foi resultado de muitos anos de observações e estudos a respeito do desenvolvimento infantil desde os anos 50.

O D.I.R.®/ Floortime™ se baseia no Desenvolvimento Funcional da criança, suas diferenças Individuais e Relacionamentos, tendo como objetivo a formação dos alicerces para as competências sociais, emocionais e intelectuais das crianças, ao invés de se focar em comportamentos isolados.

Modelo DIR Associado ao Floortime.

É um modelo de intervenção intensiva e global, que associa a abordagem Floortime ao envolvimento e participação da família (devido à importância da sua relação emocional com a criança), às diferentes especialidades terapêuticas que trabalham numa equipe interdisciplinar e a articulação e integração nas estruturas educacionais.

Qual seu Objetivo ?

Seu objetivo é construir os alicerces para as competências sociais, emocionais e intelectuais das crianças, ao invés de focar nas competências e nos comportamentos isolados.

O Floortime (tempo de chão) trata-se de uma técnica em que o terapeuta segue os interesses emocionais da criança ao mesmo tempo em que a desafia a ir em direção ao maior domínio das capacidades sociais, emocionais e intelectuais. ou seja, usa o que a criança inicia para expandir.

Este modelo de intervenção auxilia a criança a:

– manter-se calma e regulada
– interagir com os outros de forma espontânea
-iniciar comunicação empática
– resolver conflitos sociais
– brincar criativamente e pensar simbolicamente
– relacionar idéias de forma lógica
– estabelecer relações de qualidade
– desenvolver autonomia

O que o Modelo DIR desenvolve ?

Este modelo desenvolve capacidades essenciais para o desenvolvimento de relacionamentos empáticos e espontâneos assim também como para um melhor desempenho acadêmico, reconhece cada criança como um ser único com potencialidades, necessidades e interesses diferentes.

Clia Psicologia - Saúde e Educação

A Clia Psicologia, Saúde & Educação tem como maior objetivo promover a prevenção da saúde do individuo em seu aspecto biopsicossocial.

Deixe seu comentário

Quer agendar uma consulta ?

Agende

Agende sua 1ª Consulta
  • Agende uma Consulta:
  • Telefone: (11) 4424-1284
  • Whatsapp: (11) 953288942​
agENDAR

Posts Recentes

Facebook da CliaPsicologia

Baixe agora nosso e-book, para ter mais segurança durante a gestação.

Leia com a gente!

toc_1
Crianças

TOC na criança

TOC na criança O TOC (transtorno Obsessivo Compulsivo), apesar de alguns estudos apontarem para um aparecimento mais frequente na adolescência ou

Artigo Completo »