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ASSESSORIA E CONSULTORIA ESCOLAR INTERDISCIPLINAR

A proposta de Assessoria e Consultoria Escolar Interdisciplinar  sustenta-se na vasta experiência clinica e formação continuada da equipe responsável e na certeza de que a interdisciplinaridade é a melhor estratégia para garantir um acompanhamento de qualidade para bebês, crianças, adolescentes e suas famílias e o fortalecimento do desenvolvimento intelectual, social e emocional.

Assessoria e Consultoria Escolar Interdisciplinar

Atualmente, mais do que em qualquer época, o educador enfrenta inúmeros desafios dentro da sala de aula que dificultam a realização de seu trabalho: dificuldades de aprendizagem, problemas de comportamento, indisciplina, falta de interesse e desmotivação do aluno, atrasos de desenvolvimento, excesso de diagnósticos, por vezes a própria falta de diagnóstico além dos problemas familiares enfrentados pelos alunos.  Enfrentar essa diversidade não e fácil. O professor precisa ter hoje uma quantidade enorme de informação e conhecimento, e buscar formas de aplica-los em práticas diárias. Pesquisa realizada pelo IBOPE demonstra que 64% dos educadores sentem falta de apoio para oferecem a atenção especial que alguns alunos requerem. A proposta de Assessoria e Consultoria Escolar Interdisciplinar  sustenta-se na vasta experiência clinica e formação continuada da equipe responsável e na certeza de que a interdisciplinaridade é a melhor estratégia para garantir um acompanhamento de qualidade para bebês, crianças, adolescentes e suas famílias e o fortalecimento do desenvolvimento intelectual, social e emocional.  Todos os programas de Assessoria e Consultoria Escolar são desenvolvidos de acordo com as necessidades de cada escola e a etapa e modalidade de ensino: Berçario, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Com a implantação da Assessoria e Consultoria Escolar Interdisciplinar em suas diversas modalidades, espera-se reduzir o número de dificuldades de comunicação existentes na escola, acompanhar os casos os quais o professor apresenta dificuldade em manejar e alcançar os resultados esperados, reduzindo sua ansiedade e aperfeiçoando sua prática, além de prevenir o surgimento de novas dificuldades. É comprovado que o serviço de assessoria interdisciplinar nas escolas promove um melhor desempenho geral dos alunos, favorece o sucesso dos mesmos, além de ser um importante apoio e facilitador a professores e pais, que passam a contar com este serviço, já na própria escola, podendo sanar dúvidas e receber orientações frequentes.

Serviços oferecidos:

Assessoria e Consultoria Escolar Interdisciplinar:

– Programas de Educação Continuada para Educadores  (do Berçário ao Ensino Médio) A escola, depois da família, é o espaço mais importante para o desenvolvimento do ser humano.  Desta forma, é fundamental o desenvolvimento e aprimoramento contínuo dos educadores, desde o Berçário até o Ensino Médio, oferecendo um conhecimento amplo e aprofundado do desenvolvimento de cada faixa etária, da importância de seu papel como educador e de estratégias disponíveis para serem utilizadas em sala de aula visando o melhor desenvolvimento dos alunos. Além dos cursos de aprimoramento e pós graduação, os grupos de estudo são uma excelente alternativa, uma vez que permitem o aprofundamento em temas específicos e direcionados às necessidades de cada grupo em sua particularidade. O programa é comporto por 10 encontros anuais, com duração de 1h30m. Os temas são definidos de acordo com o interesse e necessidade dos participantes e apresentados a partir da visão interdisciplinar, o que amplia as possibilidades de aplicação prática dos assuntos discutidos e o olhar para o indivíduo em sua globalidade.
  1. Capacitação Estratégica de Educadores (do Berçário ao Ensino Médio)

A inclusão escolar traz ao educador desafios diários e inusitados dentro da sala de aula, e muitas vezes este se vê sem recursos para manejar a diversidade que encontra em sala de aula.  A Capacitação Estratégica de educadores tem por objetivo verificar, por meio de entrevistas e dinâmicas grupais, as reais necessidades dos educadores frente a situações especificas vividas em sala de aula e desenvolver workshops e seminários teórico-práticos que possam instrumentaliza-lo para um melhor manejo de suas dificuldades.
  1. Manejo de Alunos com Dificuldades de Comportamentais e de Aprendizagem

As dificuldades comportamentais e de aprendizagem resumem as maiores dificuldades encontradas pelos professores em sala de aula. E essas dificuldades se tornam ainda mais significativas quando não há o respaldo de um profissional ou da família. Este programa de consultoria oferece um ciclo de 6  palestras anuais que abordam as principais dificuldades encontradas em sala e oferece estratégias sobre seu manejo em sala de aula.
  1. PAPO – programa de assessoria a professores e orientadores

O Programa de Assessoria a Professores e Orientadores – PAPO – tem por objetivo auxiliar no desenvolvimento de estratégias de forma singular para cada aluno de difícil manejo comportamental ou com dificuldades especificas na aprendizagem, com ou sem diagnostico. Para isso, é realizada a observação do aluno em sala de aula além de entrevista com o educador/orientador para melhor compreensão do caso. Após esta primeira etapa, são desenvolvidas ações aplicáveis em sala de aula que promovam à criança condições de melhor aprender, comunicar-se e interagir.
  1. Elaboração de adaptações curriculares para crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais

Ao longo dos últimos anos, tem havido significativas mudanças na compreensão, nas políticas e nas práticas de educação inclusiva. Entretanto, apesar dos inúmeros avanços observados, observa-se uma dificuldade generalizada na efetivação da inclusão no dia-a-dia das escolas, revelando a necessidade de conhecimento e prática especialmente no contexto das práticas pedagógicas voltadas a singularidade de cada aluno incluído. A adaptação curricular não se trata de reduzir o conteúdo para os alunos com necessidades especiais, como muitas vezes se faz, mas propiciar condições que este aluno participe da mesma proposta oferecida ao grupo sem que este seja excluído em termos de aprendizagem e participação. Por meio da verificação das necessidades de cada aluno, nossa equipe interdisciplinar auxilia e orienta o desenvolvimento e a implementação de estratégias pedagógicas e aspectos como complexidade, quantidade e temporalidade para ele possa acessar o mesmo currículo dos demais alunos, de forma flexivel.
  1. Elaboração de Plano de Ensino Individualizado – PEI

O aumento da incidência de diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista e a diversidade de características que ela engloba torna difícil ao educador verificar a evolução da aprendizagem desses alunos. O PEI – Plano de Ensino Individualizado – desenvolvido embasado pela Análise Aplicada ao Comportamento (ABA) permite a identificação de habilidades e necessidades do aluno, estabelecendo metas a curto, médio e longo prazo e oferece medidas de avaliação da evolução da criança. A assessoria na elaboração do PEI inclui desde a capacitação ao educador para a verificação das necessidades da criança, estabelecimento de metas e objetivos, e continua reavaliação, até a supervisão e monitoramento deste processo por meio de equipe interdisciplinar capacitada. Desta forma, garante-se o melhor aproveitamento do aluno em seu período escolar levando em conta o desenvolvimento de suas habilidades comunicativas, pedagógicas, sociais, motoras, de autonomia e lazer.
  1. Aconselhamento e Orientação a Pais

Conversar com os pais sobre dificuldades ou comportamentos inadequados de seus filhos é sempre um desafio, especialmente quando é necessário o encaminhamento a algum profissional externo. Professores e orientadores ficam sujeitos a reações de angustia, negação, agressividade, dentre outras e muitas vezes a comunicação se torna pouco efetiva. O serviço de Aconselhamento e Orientação a Pais tem por objetivo instrumentalizar professores e orientadores para que possam tornar  seus encontros com os pais mais efetivos, por meio da discussão conjunta do caso e desenvolvimento de estratégias que facilitem a comunicação.
  1. Desenvolvimento e Adequação de Ambientes Escolares

Especialmente na educação infantil, sabe-se que o ambiente físico que a criança frequenta pode facilitar ou prejudicar seu desenvolvimento, a depender das oportunidades de exploração que ele promove. A consultoria em ambientes escolares permite o desenvolvimento e adequação do ambiente escolar, pensando nas necessidades da criança e na realidade escolar, de maneira que este ofereça o melhor espaço possível para o desenvolvimento do aluno, de acordo com sua faixa etária.
  1. Programa Cuidando do Amanhã

O desenvolvimento cognitivo, psíquico, motor e social da criança afeta diretamente o processo de aprendizagem e o aproveitamento escolar. Trata-se de um processo de tamanha riqueza de etapas e variáveis que, por este motivo, vem sendo cada vez mais indicado o estudo interdisciplinar do sujeito com objetivo de buscar uma compreensão mais ampla do ser humano e respeitar a singularidade de cada um. Temos vivenciado um aumento exponencial de diagnósticos das psicopatologias da infância, como o TDAH, os Transtornos de Aprendizagem, o Transtorno do Espectro Autista, dentre tantos outros, muitas vezes em comorbidade com outras patologias, que comprometem o desempenho escolar, social e emocional de crianças. Com adequada orientação e intervenção precoce, muitas destas dificuldades podem ser sanadas de forma fácil e rápida, evitando inúmeros problemas e antes mesmo de acarretar em outros transtornos à vida da criança. Em decorrência, tem se tornado imprescindível a implantação de um trabalho interdisciplinar no contexto escolar que contribua para promover o desenvolvimento e o sucesso global da criança com vistas a auxiliar o corpo docente e a coordenação pedagógica a compreender, identificar e lidar com as patologias contemporâneas da infância e adolescência que impactam no cotidiano escolar. O objetivo deste projeto é a atuação interdisciplinar em parceria com Escola para promover maior contato com pais, professores e alunos, esclarecer dúvidas, orientar, prevenir e, quando necessário, indicar as intervenções específicas necessárias. Para que possamos viabilizar a implementação deste projeto e garantir uma ação no sentido da promoção e/ou prevenção de saúde dentro da escola, contamos com várias modalidades de intervenção. Abaixo se encontram as ações isentas de custo que oferecemos às instituições parceiras:
  1. Realizado junto ao setor de Orientação Pedagógica no treinamento e orientação para professores, com frequência semestral.

  2. Realizado junto aos pais, por meio de ciclo de palestras acerca de temas fundamentais à compreensão do desenvolvimento da criança/adolescente, com frequência semestral.

  3. Realizado junto aos alunos, por meio de vivências prática e/ou palestras, com frequência semestral.

Todos os temas são decididos em conjunto com a escola, de acordo com suas necessidades.
  1. Orientação Vocacional

Em pleno século XXI ao adentrar o Ensino Médio, os jovens deparam-se com estas terminologias e assim têm que perseguir uma busca pela profissão que desejam seguir, pois o chamado Vestibular se aproxima e, até mesmo, por uma cobrança cultural, histórica e social precisam analisar as inúmeras possibilidades do mercado de trabalho e chegar a uma decisão assertiva. Pressionados por pais, amigos, familiares e professores, alguns já possuem uma predileção desde pequenos, outros ficam em dúvida entre um caminho e outro e muitos ainda nem sabem o que fazer. Em qualquer uma das situações acima, o processo de autoconhecimento é essencial. O adolescente ou jovem precisa conhecer seus traços de personalidade, suas aptidões, habilidades e gostos pessoais para auxiliá-lo a definir os caminhos a serem trilhados. Este processo pode ser feito pelo próprio adolescente com auxílio da família e amigos, mas a ajuda profissional pode facilitar a escolha. Composta por 10 encontros em grupo, compostos por dinâmicas e atividade que facilitam o autoconhecimento e a reflexão sobre as diversas possibilidades que o aluno vislumbra em seu futuro profissional.
  1. Gestão de Sala de Aula

A gestão de sala de aula é um dos importantes processos escolares que necessitam de atenção e dedicação pois afeta diretamente a efetividade da escola. Atualmente, muitos educadores tem relatado dificuldades na gestão de sala de aula envolvendo os 3 que a compõem, e que estão intrinsicamente relacionados: a gestão da aprendizagem, a gestão da conduta e a gestão da interação cultural. A Assessoria e Consultoria Interdisciplinar Voltada à Gestão de Sala de Aula têm por objetivo: – desenvolvimento de ferramentas e estratégias que impactem positivamente em suas ações de mediação no processo de ensino-aprendizagem; –  identificação e implementação de processos educativos e participativos de tomada de consciência e autonomia dos alunos que promovam melhor gestão da conduta; – promoção da interação cultural,  facilitando a validação do repertório cultural e suas diferenças na relação professor- aluno.
  1. Escola de Pais

A Escola de Pais, por meio de encontros psicoeducativos, tem por objetivo auxiliar as famílias nas dificuldades que encontram na educação e relacionamento com seus filhos. Atua, desta forma, como um dispositivo de promoção e prevenção de saúde familiar, colaborando com o empoderamento parental. Os temas são desenvolvidos de acordo com as necessidades observadas em cada instituição e em cada grupo.  O programa é composto é por, no mínimo, 4 encontro anuais, com duração de 1h30m.
  1. Palestras, cursos, workshops e oficinas.

Em virtude das mais variadas demandas das escolas, desenvolvemos palestras, cursos, workshops e oficinas para educadores, pais e alunos a partir da necessidade singular de cada instituição.
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