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Alfabetização

Alfabetização em Santo André

A alfabetização é o processo de aprendizagem no qual se desenvolve a habilidade de ler e escrever de maneira adequada para utilizar esta habilidade como um código de comunicação com o seu meio. O educador é um mediador do processo de aprendizagem do educando e, assim sendo, deve registrar e diagnosticar as dificuldades apresentadas cuidando sempre para que a sua intervenção pedagógica não provoque bloqueios nesse processo.

 

Descrição

Alfabetizar é muito mais que decodificação e codificação de códigos, a alfabetização é a relação entre aluno e seu conhecimento de mundo.

O processo de alfabetização se inicia muito antes da criança entrar na escola, pois antes disso ela já possui contato com seu meio social, que lhe permite adquirir conhecimentos como a própria linguagem verbal.

As alfabetizações persistem na repetição excessiva de exercícios visando à memorização de letras, silabas para formação de palavras, frases e textos, e a assimilação da criança, de que há uma ligação correspondente entre fala e a escrita.

Nosso serviço, considera como eixos estruturantes das nossas práticas pedagógicas o interagir e o brincar, com experiências nas quais as crianças constroem e apropriam-se de conhecimentos por meio das suas interações com os seus pares e com os adultos, possibilitando aprendizagens e o seu desenvolvimento.

 

Para quem é indicado ?

Este serviço serve para orientação de escolas/professores e crianças em fase inicial escolar

 

Quais os Benefícios da Alfabetização ?

Para as crianças, ela irá adquirir a habilidade de leitura, de compreensão de textos e da linguagem de maneira geral. Com a alfabetização desenvolvera também a capacidade de socialização, uma vez que esta possibilita trocas simbólicas com a sociedade.

Para as escolas/professores, promoverá conhecimento sobre a alfabetização, métodos e teorias durante o seu processo.

 

Como é realizada a nossa Alfabetização ?

Os atendimentos serão feitos nas escolas no formato de palestras e consultoria presencial.

Na clínica com as crianças os atendimentos serão feitos individualmente ou em pequenos grupos dependendo de uma avaliação previa.

 

Um pouco da história da Alfabetização

Os primeiros registros sobre a educação brasileira datam de 1554, a época dos jesuítas e do período colonial. As primeiras tentativas de organizar a educação do país começaram em 1876 e coincidiram com os movimentos pela formação da República. Esse período foi marcado pela implementação dos primeiros métodos de ensino de leitura, com base em abordagens sintéticas como o método alfabético.

A segunda fase da alfabetização no Brasil começou em São Paulo depois de 1890, com professores que defendiam a importância da pedagogia (o “como” se ensina) e dos métodos analíticos. Essa visão moderna gerou uma disputa acirrada entre esse grupo e os adeptos das abordagens mais tradicionais. O termo “alfabetização” foi criado, mas o foco permaneceu em ensinar os alunos a ler e a escrita ainda estava muito ligada à caligrafia.

A terceira fase da alfabetização começou por volta de 1920, quando os professores começaram a rejeitar abertamente os métodos analíticos que se tornaram obrigatórios na segunda fase. Foi nesse período em que nasceram os métodos mistos e os testes ABC para medir o desempenho dos alunos.

No entanto, uma das mudanças mais fortes foi que a pedagogia ficou cada vez mais dependente dos aspectos psicológicos. Esse embate entre os diferentes métodos, a mistura entre “antigo e novo” e a sensação de fragilidade são questões importantes que influenciam nos níveis atuais de desempenho dos alunos.

Com início em 1980, a quarta fase da alfabetização brasileira foi marcada por mudanças sociais e políticas que resultaram na restauração da democracia. Nesse período, surgiu o construtivismo, um paradigma muito diferente da tradição behaviorista.

A desvantagem da difusão da perspectiva construtiva foi que ainda não havia um método de ensino-aprendizagem estruturado. A ausência de um método estruturado ainda está presente em nossas escolas e deve ser um dos fatores que causa o baixo desempenho dos estudantes de hoje.

Na década de 1990, o sistema educacional brasileiro cresceu e se tornou cada vez mais universalizado. A intenção era permitir que o Brasil fosse competitivo em um contexto globalizado e digital.

O acesso à escola em todos os níveis de educação aumentou consideravelmente, apesar de termos conseguido matricular, passamos a notar que não estavam aprendendo o suficiente. O objetivo do sistema educacional brasileiro deve ser ensinar aos alunos a ler e escrever (alfabetização) e garantir que façam o uso social dessas habilidades (letramento). É necessário trabalharmos para que estas duas habilidades sejam atingidas por todos os estudantes.

 

Alfabetização, escola, aprendizagem

Escolas transformadas

Nossos especialistas

Dra. Ana Paula Magosso

Psicóloga Clínica

Doutora em Psicologia da Saúde pela UMESP, Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP, Psicóloga Clínica graduada pela UMESP, com pós-graduação lato sensu em Neuropsicologia Clinica,

Fabio Bonilha Cavaggioni

Psicanalista

Formado em Psicologia Positivista, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Psicanalista graduado pela S.B.P.I., com especialização em Psicopatologia e Comportamento Borderline

Regiane A. Crippa

Fonoaudióloga

Fonoaudióloga graduada pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina, com aprimoramento profissional pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Especialização em Aprendizagem pela Faculdade de Medicina do ABC.

Sabrina Costa Laqua

Psicóloga

Psicóloga clínica formada pela UMESP. Mestrado Internacional na Universidade de Leiden- Holanda, em Psicologia da Criança e do Adolescente, com foco em problemas de aprendizagem.

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