Whatsapp (11) 953288942 | Telefone (11) 4424-1284

A importância do Desenvolvimento Motor

Junte-se a 1217 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A importância do desenvolvimento motor

O desenvolvimento motor é de extrema importância, pois e com isso que as criançassão capazesde controlar seu próprio corpo.

O desenvolvimento motor e o processo no qual ocorre uma maturação do sistema nervoso central (cérebro) permitindo que tanto receba informações do meio quanto interaja com o meio ambiente. Isso ocorre através de estímulos.
O aprimoramento motor é o ponto de partida de todo o desenvolvimento motor da criança.

E esse desenvolvimento repercute na vida futura da criança tanto nos aspectos sociais, intelectuais e culturais, pois ao ter alguma dificuldade motora a criança se refugie do meio o qual não domina.

O desenvolvimento motor faz com que a criança se torne independente, pois com o movimento dos braços ela manipula objetos e com o andar ela tem a possibilidade de exploração ampliada assim aumentando a sua visão de mundo.

O desenvolvimento é um processo de mudanças complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo.

Esse desenvolvimento inicia se no terceiro mês de gestação, quando o feto começa a se movimentar no útero, e consolida se aos 7 anos de idade.

Estudos mostram que a estimulação precoce, principalmente em crianças nascidas pré-termo e com baixo peso, pode fazer a diferença em uma idade mais avançada. Agora, não achem que dar um celular ou tablete a uma criança de um ano ou menos que isso e estimular e que se ele aprender rapidamente a mexer isso foi bem estimulado pois não é.

Pode até ser que a criança desenvolva, por exemplo, a memoria visual para saber qual ícone é de seu interesse, mas isso só atrasara muitas funções do desenvolvimento como por exemplo a fala; pode também acarretar problemas de interação social, aprendizagem entre outras.

Por isso quanto mais você brincar, conversar, massagear e acarinhar seu bebe mais ele se desenvolvera.

E para os maiorzinhos quanto mais tempo ficarem brincando como as crianças de antigamente (com outras crianças correndo, subindo, andando de bicicleta, lendo, jogando, entre outros) mais aptos eles estarão. Computador e bom, mas na medida certa e idade e televisão somente às vezes.

Fabiana Sarilho, fisioterapeuta da Clia Psicologia, Saúde & Educação
www.cliapisicologia.com.br
(11)4424-1284 / (11)2598-0732

Compartilhe este post!

Atendimento clia psicologia

Agende uma Consulta: (11) 4424-1284
Procura Orientação via Whatsapp: (11) 953288942

Fechar Menu